CIDADES

min de leitura - #

Região tem saldo positivo na geração de empregos em maio

Renan Vallim

| Edição de 21 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A região manteve o saldo de criação de empregos positivo no mês de maio, de acordo com os números divulgados ontem pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho. Os 27 municípios do Vale do Ivaí mais Arapongas somaram, juntos, 56 novos postos de trabalho criados. Os municípios que mais se destacaram no mês foram São Pedro do Ivaí, Jandaia do Sul e Rio Bom.

Imagem ilustrativa da imagem Região tem saldo positivo na geração de empregos em maio

Das 27 cidades da região, 14 registraram saldo positivos entre admissões e demissões. São Pedro do Ivaí teve o melhor desempenho, criando 47 novos postos de trabalho formais ao longo do mês de maio. Na sequência da região aparece Jandaia do Sul, com a criação de 34 vagas de trabalho. O município de Rio Bom também se destacou no período, através da criação de 30 cargos no município.
Entre os municípios polos da região, Faxinal e Ivaiporã também fecharam o mês com desempenho positivo. Faxinal criou 13 vagas, enquanto Ivaiporã criou oito. Também tiveram números positivos os municípios de Marilândia do Sul (18), Cambira (13), Borrazópolis (11), São João do Ivaí (9), Jardim Alegre (6), Lunardelli (5), Lidianópolis (4), Novo Itacolomi (4) e Bom Sucesso (2).
Outros três municípios da região tiveram saldo zero no mês, ou seja, o número de pessoas que conseguiram trabalho formal em maio foi igual ao número de trabalhadores que perderam o emprego no período. Foram eles Ariranha do Ivaí, Cruzmaltina e Godoy Moreira.
Dez cidades tiveram números negativos, incluindo os maiores municípios da região. Apucarana perdeu duas vagas no período. Apesar do saldo negativo, o município apucaranense registrou uma leve recuperação do setor de Comércio, que criou 21 novas vagas. 
Em maio, o município que mais perdeu vagas na região foi Arapongas, cujo saldo negativo foi de -119 postos de trabalho.
Também cortaram vagas os municípios de Arapuã (-1), Califórnia (-1), Kaloré (-1), Rio Branco do Ivaí (-2), Rosário do Ivaí (-3), Grandes Rios (-4), Mauá da Serra (-5) e Marumbi (-10).
PARANÁ
De acordo com o Caged, os 399 municípios do Paraná, somados, tiveram saldo positivo, com a criação de 1.798 vagas de emprego. Curitiba foi a cidade com maior número de vagas criadas: 954. Foz do Iguaçu vem na segunda posição, com 404. Londrina foi destaque negativo, com menos 421 postos de trabalho.
No Brasil todo, o saldo também ficou positivo, com a criação de 33.659 novas vagas de emprego. O setor que mais criou postos de trabalho no mês foi a agropecuária, com 29,3 mil novas vagas. Depois foi o setor de serviços, com quase 18,6 mil novos postos de trabalho, e a construção civil, com cerca de 3,2 mil.