Há poucas chances da tradicional Festa da Cerejeira, que reunia milhares de pessoas em Apucarana, ser retomada em 2023. A última edição do evento aconteceu entre os dias 27 e 30 de junho de 2019, depois foi paralisada devido à pandemia da Covid-19.
O presidente da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), Keniti Ishida, explicou que a decisão final ainda será tomada no final deste mês, porém tudo indica que a festa, que se tornou patrimônio histórico de Apucarana em 2015, não será realizada por vários motivos.
“Tudo indica que não será realizada novamente. Tivemos a pandemia que nos obrigou a parar, depois ficou tudo mais difícil. Nos últimos anos, quatro pessoas que ajudavam diretamente na festa faleceram, ficamos desfalcados. O número de voluntários diminui a cada ano. A maioria dos integrantes da Acea são idosos e o jovem normalmente tem outras atividades, trabalho e não têm tempo”, explica.
Ishida sabe da importância do evento que teve, até o momento 25 edições, valorizando a cultura japonesa em Apucarana e atraindo grande público da região. “Organizar a festa exige uma dedicação muito grande e, após a pandemia, ficou tudo mais difícil. É triste não ter a festa, já estamos no meio de abril, falta pouco tempo para ser organizada, então tudo indica, realmente, que não teremos Festa da Cerejeira neste ano”, ressalta. (SILVIA VILARINHO)