CIDADES

min de leitura - #

Retorno dos desfiles deve reunir milhares de pessoas na região nesta quarta

Da Redação

| Edição de 06 de setembro de 2022 | Atualizado em 06 de setembro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Milhares de pessoas são esperadas nas ruas das principais cidades da região nesta quarta-feira (7) para as comemorações do Bicentenário da Independência. A data vai marcar o retorno dos desfiles cívicos militares, suspensos nos dois últimos anos por conta das restrições da pandemia da covid-19.

Em Apucarana, a prefeitura espera um público de 20 mil pessoas acompanhando o evento que começa às 8 horas no platô da Praça Rui Barbosa com hasteamento de bandeiras e revista de tropas. O desfile tem início previsto às 8h30  e será aberto pelos militares do Exército e forças de segurança, seguidos das entidades e escolas. Mais de 60 estão participando.

A concentração das entidades acontece na Avenida Curitiba, na altura do Supermercado Cidade Canção. A dispersão acontece na Avenida Curitiba em frente às Lojas Pernambucanas. Durante as atividades agentes municipais de trânsito estarão dando suporte. “Em função do desfile, diversas ruas centrais vão estar bloqueadas para o trânsito de veículos no período da manhã”, alerta Carlos Mendes, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan).

Em Arapongas desfilarão 57 pelotões, incluindo fanfarras e bandas, esols, CMEIs, colégios, clubes de serviços, Batalhão da Polícia Militar do Paraná, Batalhão do Corpo de Bombeiros, Batalhão da Guarda Municipal, Banda Big Band, Escolas de Ballet, Academias de Luta e entidades. 

O palanque das autoridades foi montado na Avenida Arapongas, esquina com a Rua Íbis. O início das comemorações será às 8 horas.

SUSPENSÃO

Em alguns municípios da região, o desfile foi transferido em virtude da previsão de chuva e frio. É o caso de Ivaiporã e Jardim Alegre. Em Ivaiporã, conforme informações da Prefeitura, o desfile cívico foi remarcado para o domingo (11), às 8h30. O desfile será na Avenida Brasil. Em Jardim Alegre, a Secretaria de Educação, vai marcar um nova data para a realização do desfile.