A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) anunciou nesta sexta-feira (20) adesão à Campanha Nacional Março Lilás, mês dedicado à prevenção do câncer do colo de útero. A iniciativa, conduzida pelo Ministério da Saúde, vai intensificar a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) em meninas e meninos, de 9 a 19 anos, visando imunização contra o terceiro tipo de tumor mais comum entre mulheres brasileiras.
O HPV está associado à maioria dos casos de câncer do colo de útero e também a outros tipos de câncer, sendo a vacinação considerada a principal forma de prevenção, especialmente quando aplicada antes do início da vida sexual. “Vacinar é um ato de cuidado, prevenção e responsabilidade com a própria saúde e com a saúde coletiva”, destaca o prefeito Rodolfo Mota. Ele ressalta que o Março Lilás é um movimento nacional de conscientização.
O secretário municipal de Saúde, médico Guilherme de Paula, assinala que quanto mais cedo a imunização é realizada, maior a proteção. “A vacina é indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, mas também podem se vacinar adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose. Pedimos que os responsáveis acompanhem suas crianças e jovens até a unidade de saúde, munidos de documento de identificação e carteirinha de vacinação”, orienta o secretário. Ele frisa que todas as equipes de saúde das unidades básicas estão capacitadas a dar informações. “Quem tiver dúvidas sobre a imunização contra o HPV podem procurar a unidade de referência do bairro”, diz o secretário.