CIDADES

min de leitura - #

Rota de turismo de aventura percorre 9 municípios do Vale

Ivan Maldonado

| Edição de 17 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Um percurso de mais de 250 km para ser feito em cinco dias de trilhas de bicicleta explorando paisagens rurais, rios, cachoeiras e áreas de mata em 10 municípios. Esses são os atrativos da primeira rota de turismo de aventura da região. A rota de cicloturismo foi lançada no final de semana em Borrazópolis e integra o projeto “Vale Aventura”, um plano com estratégias e orientação técnica, para garantir o desenvolvimento de novos negócios ligados ao turismo visando a geração de empregos e mais renda no Vale do Ivaí.

Imagem ilustrativa da imagem Rota de turismo de aventura percorre 9 municípios do Vale


A exploração do turismo vem sendo discutida no Plano Regional de Desenvolvimento do Vale, e tem apoio da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e Amuvitur, agencência da associação voltada ao turismo. 
O lançamento da rota aconteceu na sexta-feira, em Borrazópolis, em um café da manhã no Resort Solar Águas do Ivaí. Após o lançamento, os convidados visitaram a rota. Conforme o secretário da Amuvitur, o turismólogo de Faxinal, Marcilio Cezar Vicente Junior, o trajeto proposto envolve os municípios Borrazópolis, Cruzmaltina, Grandes Rios, Rio Branco Ivaí, Rosário do Ivaí, Faxinal, Jardim Alegre, Lidianópolis, Ortigueira e Mauá da Serra. 
“O circuito é um passeio ciclístico, mas também vamos estar formalizando para ser feito por automóvel e de motocicleta. A ideia é trabalhar o Vale nos moldes de Santa Catarina. O turista fecha o pacote para o roteiro que pode ser percorrido em quatro dias, com carros de apoio e locais para alimentação e pernoite”, relata Junior. 
Segundo o agrônomo Leandro Cividini, extensionista do escritório da Emater de Borrazópolis, este é o primeiro circuito de aventura cadastrado na Paraná Turismo, agência do governo do Estado. “Está sendo marcada uma nova reunião para os próximos dias, onde o pessoal agora vai trabalhar no planejamento, o mapeamento, os pontos de apoio, escolhendo o melhor trecho onde se passar, a melhor vista para o turista e estruturação das parcerias”. 
Cividini relata que será um circuito cheio de atrativos, incluindo atividades como montanhismo, canoagem, caiaque, parapente, rapel em cachoeiras. O circuito terá uma gastronomia e cultura de várias etnias. “Os turistas também terão acesso às tradições da vida rural conhecendo a fruticultura, floricultura, plantios de milho, soja, trigo, aveia e eucaliptos, dentre outras”. 
Fábio Couto Rosa proprietário o resort-hotel fazenda Solar Águas do Ivaí, que é um dos idealizadores do circuito está animado. “Essa rota proporcionará atrativos diferentes e abre uma gigantesca oportunidade para todos os municípios envolvidos, que poderão desenvolver ainda mais a parte de hotelaria, restaurantes, e o turismo rural ”, assinala Fábio Rosa.

Percurso traz atrativos esportivos e gastronômicos
A rota tem como ponto de partida o Resort Solar Águas do Ivaí, em Borrazópolis. Os turistas vão passar por Cruzmaltina e Porto Ubá no município de Lidianópolis com a gastronomia de peixes e passeios no rio Ivaí, seguindo por Jardim Alegre e com finalização em Grandes Rios onde os turistas poderão vivenciar como por exemplo a cultura do morango e a cultura do café.
O café é o destaque do segundo dia da rota, que passa por Rio Branco do Ivaí, onde o destaque é o Salto Rio Branco e o seu canyon, e a vista da Serra dos Porongos no entardecer na divisa com Rosário do Ivaí. No município, as atrações são a produção de queijos e vinhos artesanais.
O terceiro dia é uma rota alternativa de 60 km que percorre distritos de Rio Branco do Ivaí e Rosário do Ivaí, passando por serras e morros. A rota inclui ainda, as florestas da Klabin, além de uma ampla programação em Faxinal, com atrações diversas como rapel em cachoeira. 
O passeio encerra no ponto mais alto na Serra do Cadeado, em Mauá da Serra, com exploração da gastronomia local e passeios até o mirante e o morro da Pedra Branca em Ortigueira.