Número de roubos e furtos registrados no primeiro trimestre de 2018 caiu em relação ao mesmo período do ano passado no Vale do Ivaí. Dos quatro principais indicadores dos chamados crimes contra o patrimônio, três registraram queda e um permaneceu inalterado no comparativo com janeiro a março do ano passado. Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria de Estado da Segurança (Sesp). A maior redução foi registrada nos roubos de veículos, com redução de 64,5%, a maior do estado.
Foram registrados 22 roubos de veículos no trimestre na área compreendida pelos 26 municípios de abrangência da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana, contra 62 no mesmo período do ano passado. Em todo estado, a diminuição deste tipo de crime foi na ordem de 28,8%. Além de regiões de Apucarana, as regiões de Cascavel (-56,2%), Londrina (-54,7%) e Rolândia (-54,4%) também reduziram significativamente este tipo de ocorrência criminosa.
A quantidade de furto de veículos também foi menor na região. Foram 132, contra 88, uma queda de 33%. Quase na mesma ordem foi a queda registrada no número de roubos (quando o bem é subtraída da vítima sob agressão ou ameaça), que foram 36% menores no período, passado de 279 para 178 ocorrências neste ano. Já os furtos permaneceram no mesmo patamar, com registro de 1.258 casos.
Delegado-chefe da 17.ª Subdivisão de Polícia, José Aparecido Jacovós diz que a principal estratégia tem sido o combate ao tráfico, que tende a puxar para cima os índices dos demais crimes. Do começo do ano até maio foram presos 111 traficantes. “Esses números influem diretamente na redução dos demais crimes. Além disso, a Polícia fechou em Apucarana as recuperadoras que não tinham alvará e as oficinas de fundo de quintal”, afirmou.
PARANÁ
No Estado, o número de roubos e furtos registrados no primeiro trimestre de 2018 caiu em relação ao mesmo período do ano passado no Paraná. No comparativo, a queda foi de 27% no índice de roubos e de 8,8% em furtos. (COM AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS)