CIDADES

min de leitura - #

Rua Severino Cerutti terá rotatória

DA REDAÇÃO

| Edição de 06 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Importante corredor de tráfego, a Rua Padre Severino Cerutti vai ganhar uma rotatória junto à Praça Duque de Caxias, que começou a ser remodelada nesta semana pela Prefeitura de Apucarana. Já denominada de “rotatória do São José”, por estar próximo ao Colégio São José, o equipamento foi projetado pela Superintendência de Trânsito do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) e representa um investimento na ordem de R$542,3 mil, em recursos municipais.

Paralelo à obra de otimização viária, será executada urbanização e paisagismo junto à praça, que receberá um monumento histórico em homenagem aos 100 anos dos Oblatos de São José no Brasil, celebrado em 2019. “Esta rotatória, com remodelação da praça, faz parte do planejamento da Apucarana do futuro. Uma cidade planejada para atender as necessidades do presente e também para absorver o desenvolvimento que estamos atraindo”, diz o prefeito Júnior da Femac.
Uma via comercial, a Rua Padre Severino Cerutti tem cerca de 1,5 quilômetro de extensão, entre a Rua Ponta Grossa – na área central - até a Avenida Minas Gerais, na região da Vila Nova. Júnior da Femac, que é engenheiro civil, assinala que a implantação de rotatórias já se comprovou eficaz em outros pontos da cidade. “Realizamos os estudos técnicos que confirmaram a necessidade de uma rotatória neste ponto para otimizar o fluxo de veículos, que é intenso durante todo o dia. Conflitos semelhantes em outros locais da cidade foram resolvidos com este tipo de equipamento, como por exemplo, na Avenida Central do Paraná junto ao cruzamento com a Rua Dom Pedro II, no Jardim Ponta Grossa”, disse o prefeito, lembrando que em breve a Rua Cristiano Kussmaul, na interseção com a Avenida Governador Roberto da Silveira também terá uma rotatória.
De acordo com Carlos Mendes, do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), a obra é feita para melhorar o fluxo e evitar acidentes comuns na região. “A construção é feita para evitar acidente nesta região devido à Rua Padre Severino Cerutti, que dá acesso à Avenida Minas Gerais, ser bastante estreita”, explica.