CIDADES

min de leitura - #

Rumo inicia instalação de sensores na linha férrea

Diagramação Tribuna

| Edição de 29 de março de 2023 | Atualizado em 29 de março de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A concessionária Rumo Malha Sul deu início à instalação de sensores de controle de velocidade e melhorias nos cruzamentos rodoferroviários de Arapongas. 

A instalação dos dispositivos - um projeto modelo desenvolvido do pela concessionária e algumas prefeituras - já havia sido anunciado em novembro do ano passado. Na semana passada, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também determinou melhoria na sinalização e iluminação em trechos de ferrovias que passam por dentro de seis cidades do norte do Paraná: Arapongas, Cambé, Apucarana, Mandaguari, Sarandi e Jandaia do Sul. 

Em Arapongas, os trabalhos consistem na instalação de dispositivos para controle da velocidade, reforço na pintura da sinalização viária horizontal, reforça na iluminação noturna e capina. 

Segundo o secretário de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), Paulo Argati, os sensores já vêm sendo instalados, além de câmeras de monitoramento de travessia. 

Nos próximos dias, devem ser executadas as pinturas de sinalização e implantação de sinalização semafórica. “Temos um cronograma específico para essas ações. São serviços de prevenção de acidentes, favorecendo o trânsito como um todo”, falou. 

Ainda segundo ele, as melhorias atenderão o entroncamento das ruas Patativa, Condor e Drongo, na Rua Abelheiro e na Avenida Arapongas, proximidades da Estação Cultural Milene.

Segundo levantamento da ANTT, entre 2019 e 2023 Arapongas registrou 27 acidentes nas passagens de nível que cortam o município.