CIDADES

min de leitura - #

São Pedro do Ivaí é 4ª cidade da região com epidemia de dengue

EDITORIA DE CIDADES REDAÇÃO

| Edição de 27 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O município de São Pedro do Ivaí é o quarto a entrar em epidemia de dengue na região do Vale do Ivaí. A confirmação aconteceu através do boletim oficial da doença, divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

De acordo com o documento da Sesa, São Pedro do Ivaí conta com 104 casos confirmados da doença. Com cerca de 11 mil habitantes, o município se junta a Godoy Moreira (101 casos), Ivaiporã (936) e Jardim Alegre (112) na lista de cidades com epidemia na região. Este é o primeiro município da 16ª Regional de Saúde a entrar em epidemia.
Ao todo, a 16ª RS registrou 1.046 casos confirmados de dengue. Arapongas é o município da 16ª RS com mais casos: 323. Ele é seguido por Apucarana, com 248, Jandaia do Sul, com 146, e São Pedro do Ivaí.
Já a 22ª RS de Ivaiporã soma 1.187 casos confirmados, sendo que o município-sede lidera, com 936 casos. Na sequência aparecem Jardim Alegre e Godoy Moreira.

BOLETIM
O boletim semanal da Secretaria de Estado da Saúde registrou 9.161 novos casos confirmados de dengue no Paraná. O monitoramento do período epidemiológico com início em 28 de julho de 2019 totaliza hoje 35.853 casos confirmados da doença; a publicação anterior trazia 26.692.
Ao todo, 329 municípios apresentam notificações para a dengue e 271 têm casos confirmados. Aumentou também o número de cidades em epidemia, eram 78 na semana anterior e agora são 93. As 14 cidades que entraram para epidemia são: Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá, Umuarama, Iracema do Oeste, Brasilândia do Sul, Ivaté, Jussara, Tapejara, Ivatuba, Nova Esperança, Sarandi, Guaraci e Leópolis, além da já citada São Pedro do Ivaí.
“Estamos no momento considerado de maior circulação viral da dengue, com o registro de muita chuva, mas com a permanência do calor e de dias abafados, situação propícia para a proliferação do mosquito transmissor da doença, que se reproduz facilmente em qualquer lugar que acumule água parada. Por isso, nosso apelo e alerta semanal a todo paranaense para que nos ajude a combater a dengue, eliminando os criadouros do mosquito Aedes Aegypti; 90% dos criadouros estão nas residências, em ambientes externos e internos”, afirmou os secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.