A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) declarou ontem situação de epidemia de dengue no Paraná devido ao aumento do número de casos. De agosto de 2021 até o momento, o Estado contabiliza mais de 80 mil notificações e cinco mortes pela doença. O último boletim registrou 14.964 notificações a mais em relação à semana anterior. Na área da 16ª Regional de Saúde (RS) dois municípios continuam em epidemia e outros dois em situação de alerta. No total são 12 cidades com registros da doença, totalizando 1.274 confirmações.
Informe epidemiológico divulgado ontem trouxe 803 casos de dengue confirmados em Arapongas, 201 a mais do que há uma semana. O município que já registrou uma morte pela doença tem 1.957 notificações, 528 casos em investigação e 620 casos descartados.
Marumbi, que também está em epidemia, registrou 382 confirmações de dengue, 84 casos a mais que há uma semana. O informe divulgado ontem trouxe ainda 578 notificações, 47 casos em investigação e 149 descartados.
Estão em situação de alerta Faxinal, com 20 casos confirmados, e Grandes Rios, que tem 19. Também registraram casos Apucarana (26), Bom Sucesso (6), Borrazópolis (7), Jandaia do Sul (3), Kaloré (4), Marilândia do Sul (1), Sabáudia (2) e São Pedro do Ivaí (1).
“Em cada boletim semanal os números apontavam para este desfecho. Apesar do nosso constante monitoramento, por parte da Vigilância Ambiental, os números subiram e agora precisamos reverter a situação. Não queremos que os casos aumentem e, principalmente, que ocorram novos óbitos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, César Neves. “Já realizamos um trabalho efetivo de combate à doença, com apoio da sociedade, e convocamos a população novamente para este enfrentamento”.
De acordo com a Sesa, os números do boletim semanal da dengue, divulgado nesta terça (19), mostram que os casos prováveis e confirmados estão acima do esperado para o período epidemiológico – por isso a configuração de um cenário epidêmico.
São 80.004 casos notificados, 14.964 a mais em relação à semana anterior. Os dados são do 34º Informe Epidemiológico, do atual período sazonal da doença, que iniciou em 1º de agosto e segue até julho de 2022.
O documento informa ainda que 365 municípios possuem casos notificados, sendo que 287 tiveram confirmações. Em uma semana foi registrado o aumento de 39,86% nos casos confirmados, passando de 16.560 para 23.161, sem registro de óbitos.
As Macrorregiões Oeste e Norte concentram maior o maior número de casos confirmados. Francisco Beltrão, Medianeira, Arapongas, Cascavel, Salto do Lontra, Ampére, Catanduvas, Iracema do Oeste e Realeza foram os municípios com mais casos confirmados nas últimas seis semanas.