Com a chegada das altas temperaturas e dos períodos de chuva mais intensa aumenta a preocupação com a reprodução do mosquito transmissor da dengue. Para intensificar as medidas preventivas, a Secretaria de Estado da Saúde lançou a nesta sexta-feira (23), em Maringá, a Semana Estadual de Combate ao Aedes aegypti”, movimento de articulação de ações em todos os municípios do Paraná contra a proliferação do mosquito.
Participaram do evento cerca de 50 profissionais da saúde, entre gestores, agentes de endemias e vigilâncias. Também compareceram representantes e autoridades municipais da 15a Regional de Saúde (Maringá).
“É fundamental o monitoramento permanente da infestação pelo Aedes para evitar epidemias no Paraná. A semana estadual é apenas uma mobilização simbólica. O controle das doenças transmitidas por mosquitos depende do comprometimento de toda sociedade durante todo o ano”, destaca o secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi.
Entre as ações propostas pela campanha estão apresentar os índices de infestação das 22 Regionais de Saúde do Estado, quais os municípios críticos e o que será desenvolvido para o controle do mosquito Aedes.
Dados parciais apontam que de 331 municípios do Paraná, nos quais o levantamento da Secretaria da Saúde já foi concluído, 140 (35%) apresentam nível satisfatório de infestação pelo mosquito, 141 (35,5%) estão em alerta e 48 (12%) municípios estão em nível de risco. A região Noroeste é a que apresenta os maiores números, com 64 municípios em alerta e 26 em risco de epidemia devido ao elevado índice de infestação do mosquito.
CIDADES
MAIS LIDAS
-
Cidades
03/08Empresário de Rolândia (PR) é primeiro ganhador do prêmio de R$ 1 milhão da Poupança Premiada Sicredi
-
Cidades
04/08Programa 100% LED chega a mais dois bairros de Apucarana
-
Cidades
04/08Moradores cobram restrição a caminhões no 28 de Janeiro
-
Geral
04/08Dia dos Pais aquece as vendas e gera otimismo no comércio de Apucarana
-
Política
04/08Câmara realiza audiência para discutir empréstimo de R$ 30 mi