Coloração esverdeada da água tem chamado atenção de frequentadores
Frequentadores do Parque Jaboti, em Apucarana, foram surpreendidos nos últimos dias pela mudança na cor da água do lago. O forte tom esverdeado e a formação de crostas em alguns pontos próximos da margem suscitou comentários nas redes sociais e suspeita de poluição.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Apucarana (Sema), a situação está sendo monitorada mas, por enquanto, está descartada a hipótese de lançamento irregular e poluição no lago.
O secretário de Meio Ambiente, Sérgio Bobig, esteve ontem no local para coletar amostras da água. Ele destaca, entretanto, que o fenômeno é natural causado pela combinação de falta de chuva e temperatura atípica. “Como não tem chovido, a água do lago tem menor renovação e, de outro lado, está muito mais quente que o normal do período, um ambiente ideal para proliferação de algas, o que dá essa tonalidade esverdeada da água”, comenta.
Apesar de ter causas naturais, o fenômeno pode trazer mais impacto para o ecossistema local. “As algas diminuem a oxigenação do lago e isso pode causar a morte de peixes, principalmente os de maior porte”, comenta.
Segundo o secretário, a prefeitura tem um projeto de instalação de aeradores no lago exatamente como forma de evitar esse tipo de problema. “Estamos avaliando a viabilidade técnica disso, mas por equanto não há muito a ser feito”, destaca. (ADRIANA SAVICKI)