CIDADES

min de leitura - #

Seminário apresenta experiências do Consórcio Cid Centro

Da Redação

| Edição de 04 de julho de 2022 | Atualizado em 04 de julho de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Núcleo Regional Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) de Ivaiporã e Pitanga através do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro) realizou ontem, o Seminário de Sensibilização de Lideranças Regionais e Produtores de Alimentos de Origem Animal no Centro do Paraná 

O evento que aconteceu no Centro da Melhor Idade de Ivaiporã reuniu secretários municipais de agricultura, empresários rurais, técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR) e produtores rurais interessados em investir no ramo. O consórcio regionaliza a venda de produtos de origem animal - de Guarapuava a Faxinal - é integrado por 30 municípios do Vale do Ivaí e região central do estado totalizando mais de 500 mil habitantes. 

“Hoje já temos 14 empresas no consórcio e mais uma dezena ou fazendo uma reforma ou atualizando sua documentação para que possa sair do seu município vir para o consórcio e posteriormente pleitear o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI/POA e possibilitar a ampliação de mercado dos produtos de origem animal para todo o país”, comenta o médico veterinário do Deagro da Seab de Ivaiporã, Carlos Eduardo dos Santos. 

A chefe do núcleo regional da Seab de Ivaiporã, Vitória Montenegro Holzmann, destacou a parceria com as prefeituras e órgãos estaduais na formatação do consórcio. “Esse seminário é para que o produtor possa sentir como é trabalhar com grandes mercados, com logística e para que possa ampliar a sua produção e consequentemente gerar mais emprego e renda”. 

Para a secretária municipal de Agricultura de Ivaiporã, Estela Guisi Bagio Zanetti é de grande importância essa parceria entre os territórios Vale do Ivaí e Território Paraná Centro “É a união dos municípios e dos prefeitos para alavancar as agroindústrias de produtos animal, juntamente com secretários de agricultura e dos veterinários responsáveis”. 

O evento contou ainda com o empresário rural Edilson Pini, do frigorífico Mais Fish de São João do Ivaí, que fechou as palestras falando sobre a experiência de ser o primeiro com a certificação SISBI/POA.