O Sebrae, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), realizou, na semana passada, encontros empresariais com o objetivo de abrir novos mercados para as indústrias da região. Durante a rodada, o comprador da empresa Tugo, da Colômbia, visitou 16 indústrias que fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL) de Móveis de Arapongas e Região, interessadas na internacionalização dos negócios. O resultado da rodada foi positivo e, segundo levantamento do Sebrae, gerou uma expectativa de negócios no valor de R$ 2 milhões para o ano de 2016.
De acordo com Julio Cesar dos Santos Rodrigues, consultor do Sebrae em Arapongas, o critério de seleção das empresas participantes levou em conta o perfil do comprador. “Os industriais tiveram a oportunidade de apresentar sua linha de produção para um comprador novo. Para organizar a rodada, fizemos todo o trabalho de prospecção e mapeamos as empresas com produtos e serviços disponíveis para atender a demanda desse comprador, em especial”, conta Rodrigues.
Ele explica ainda que o modelo adotado nas rodadas de negócios, com visitas previamente agendadas, amplia o relacionamento entre os industriais e o exportador. “Levamos o comprador para dentro da indústria, onde tem a oportunidade de conferir de perto a qualidade dos móveis, a estrutura do negócio e a capacidade produtiva do empreendimento. O exportador consegue analisar todos esses fatores, que são fundamentais para estabelecer uma parceria comercial. Acreditamos que o modelo que adotamos traz mais confiança para o exportador realizar negócios”, afirma Julio Rodrigues.
Josiane Costa Marques, diretora administrativa da Stanza Estofados, se surpreendeu com a iniciativa. “Foi formidável. O Sebrae acertou em cheio em trazer esse comprador. Temos boas perspectivas de vendas e agora vamos aguardar o fechamento dos negócios. Percebemos que os compradores gostaram dos produtos e saíram bem satisfeitos”, diz.
CIDADES
MAIS LIDAS
-
Economia
12/05União Europeia veta compra de carne brasileira a partir de setembro
-
Cidades
15/12Empresa é intimada a concluir obra do Lagoão
-
Economia
01/04Petrobras aprova propostas para planejamento estratégico
-
Economia
09/03Reajuste da merenda escolar será anunciado amanhã pelo governo
-
Política
20/01Conselho discute cronograma de retirada de fios