CIDADES

min de leitura - #

Temporal provoca estragos na região; em Apucarana, uma pessoa fica ferida

Fernando Klein

| Edição de 19 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022
Imagem descritiva da notícia Temporal provoca estragos na região; em Apucarana, uma pessoa fica ferida

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um temporal com ventos de até 107,2 km/h provocou estragos ontem à tarde na região. As cidades mais afetadas pelo vendaval foram Apucarana e Arapongas, que registraram destelhamentos de casas e queda de árvores. Uma pessoa ficou ferida e foi encaminhada ao Hospital da Providência para receber atendimento médico. A tempestade também provocou desabastecimento de energia elétrica. 

O caso mais grave foi registrado em Apucarana. Uma mulher de 46 anos de idade foi atingida por uma placa de metal que caiu do Shopping Centronorte. Emília Ueze trabalha em uma pastelaria na Rua Miguel Simião. Ela estava na calçada quando a estrutura caiu. A mulher foi atendida pelo Samu e encaminhada para o Hospital da Providência com muitas dores nas pernas. Até o início da noite, segundo funcionários da pastelaria, que fica em frente ao shopping, ela permanecia internada em observação, sem maiores riscos.
Ainda na Praça Interventor Manoel Ribas (Praça do Redondo), redes de proteção de um prédio em construção caíram sobre as árvores. No entanto, neste caso, ninguém ficou ferido. 

Imagem ilustrativa da imagem Temporal provoca estragos na região; em Apucarana, uma pessoa fica ferida


O Corpo de Bombeiros recebeu pelo menos 22 chamados, sendo 12 de destelhamento e dez de quedas de árvores. A Guarda Municipal de Apucarana (GMA) e a Defesa Civil também deram suporte no atendimento das ocorrências. Lonas foram distribuídas para moradores.
“Pelo menos cinco pessoas pegaram lonas aqui nos Bombeiros. Também estamos entregando nas moradias às pessoas que estão precisando”, informou ontem à tarde a tenente Ana Paula Zanlorenzzi. Segundo ela, o vendaval atingiu toda a cidade, principalmente a área central, Núcleo João Paulo, Jardim Novo Horizonte e residenciais Sumatra e Colonial.
No Jardim Novo Horizonte, o vendaval atingiu a casa do encarregado de serigrafia, Fábio Júnior Ribeiro, 36. Ele recebeu uma lona da Defesa Civil. “O vento forte destelhou a área e uma parte da cozinha. Uma calha rompeu e entrou bastante água na casa”, contou o morador. Na hora, a esposa e quatro filhos estavam na moradia. Assustados, eles procuraram abrigo em uma vizinha. 

Imagem ilustrativa da imagem Temporal provoca estragos na região; em Apucarana, uma pessoa fica ferida


Em Arapongas, o vendaval também provocou prejuízos. Segundo o capitão Élcio José de Meira, dos Bombeiros, foram 25 atendimentos de queda de árvores e oito de destelhamentos. Os casos mais graves ocorreram na Vila Araponguinha, Jardim São Cristóvão e Jardim Bandeirante. Um morador que faziam reparos no telhado acabou caindo e se feriu, mas sem gravidade. Em uma concessionária, materiais de construção de um prédio caíram sobre o telhado, danificando carros. Ninguém ficou ferido.
VENTO

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), os ventos atingiram 107,2 km/h por volta das 15h30 em Apucarana. A previsão é que a instabilidade atmosférica continue produzindo temporais na região ainda hoje, mas com menor intensidade. A previsão é que as chuvas diminuam apenas no fim de semana.  

 

Imagem ilustrativa da imagem Temporal provoca estragos na região; em Apucarana, uma pessoa fica ferida



Cidades ficam energia


O temporal afetou o fornecimento de energia elétrica ontem à tarde em vários municípios da região. De acordo com informações da Copel, 19,5 mil unidades consumidoras ficaram sem luz em Apucarana, o que representa 35% das ligações de energia do município. Em Arapongas, 5,5 mil imóveis também foram atingidos (10% do total).
Ainda segundo a Copel, Jandaia do Sul, Bom Sucesso, Novo Itacolomi, Marumbi e Cambira ficaram totalmente sem energia. A empresa colocou todas equipes na rua para regularizar a situação. Em Apucarana, três postes de energia caíram após serem atingidos por árvores derrubadas pela força do vento. Até o início da noite, algumas regiões da cidade continuavam sem energia e a Copel trabalhavam para religar o abastecimento.

Além da região de Apucarana, o vendaval trouxe prejuízos em várias cidades do Paraná. Em Londrina, árvores foram derrubadas e casas destelhadas. Em Maringá, um avião que taxiava no aeroporto tombou por conta da força do vento. A praça de pedágio de Mandaguari foi destelhada.
Desde anteontem, 17 municípios paranaenses foram afetados pelas fortes chuvas, segundo boletim da Defesa Civil. Mais de 400 mil imóveis sem luz em todo o Estado, segundo a Copel.