CIDADES

min de leitura - #

Terra Forte amplia atuação em fruticultura e pecuária leiteira

Da Redação

| Edição de 23 de setembro de 2022 | Atualizado em 23 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Terra Forte amplia atuação em fruticultura e pecuária leiteira

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O segmento de fruticultura do Programa Municipal Terra Forte ampliou a variação de distribuição de mudas. O prefeito Junior da Femac entregou nesta sexta-feira, no Viveiro Municipal, 2,1 mil mudas de abacate a 20 produtores rurais do município, que agora recebem mais esse incentivo de diversificação de produção em suas terras. Na mesma oportunidade, a prefeitura deu início ao ‘braço’ do programa voltado à pecuária leiteira.

Conforme explica o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal da Agricultura, André Maller, as mudas entregues são dos tipos margarida, fortuna e quintal. “Cada planta tem uma característica. Representam uma estratégia de comercialização já que têm diferentes épocas de produção no ano”, explica Maller.

Numa forma de incentivo à agricultura familiar, além de distribuição de mudas, a prefeitura também disponibiliza aos produtores rurais insumos agrícolas, como fósforo e calcário, para fertilização e correção do solo. 

“Além do fornecimento das mudas, vocês podem contar com orientações técnicas por parte da prefeitura. E ainda, poderão vender a produção para o município, para utilização na merenda escolar e no Programa Feira Verde. Temos certeza que cada um de vocês terá um excelente aproveitamento nesta produção. Apucarana já é o maior produtor de abacate do Paraná”, destaca Junior da Femac.

Contemplando mais um segmento, o programa colocou em prática a primeira ação de incentivo à pecuária leiteira. Juntamente com a equipe técnica da Secretaria Municipal da Agricultura e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR Paraná), foi feita distribuição de mudas de pastagens que garantem produtividade ao setor. 

“Foram distribuídas a produtores de leite mudas de capim elefante anão, jiggs e tifton que contêm fontes elevadas de proteína e, consequentemente, com potencial de reduzir o custo de produção para a média produtividade de leite”, informa o agrônomo do município, Andre Maller. 

Entre outras ações do Terra Forte Leite também estão previstos fornecimento de insumos de ajuste do solo, organização de laticínio e a compra do leite por parte da prefeitura. O IDR, por sua vez, prestará assistência técnica a todos os produtores de leite que aderirem ao programa. 

“Nossa perspectiva com o Terra Forte Leite é muito boa. Vamos aproveitar esse apoio da prefeitura para que possamos desenvolver um bom trabalho a um custo relativamente baixo. A garantia de compra da produção pelo município sem dúvida é um grande incentivo”, avalia o produtor leite, Rogério Gabardo. 


ORIGEM DO PROGRAMA

•O programa Terra Forte, no segmento da fruticultura, teve início em 2014, na gestão do então prefeito Beto Preto, e continuou avançando na atual gestão agregando também o estímulo à cafeicultura. A contrapartida do auxílio municipal é sempre “paga” em produto rural. Em geral, frutas, verduras, legumes são destinados à alimentação escolar, e mais recentemente ao Feira Verde.