Católicos de Apucarana estão trabalhando há várias semanas nos preparativos para a procissão de Corpus Christi, que ocorre nesta quinta-feira (30) em todas as paróquias. Um dos pontos altos da celebração é a confecção dos tradicionais tapetes coloridos, que remetem à entrada de Jesus em Jerusalém e são colocados nas ruas de vários pontos da cidade para marcar a data.
Na Paróquia São Francisco Xavier, localizada no Núcleo Habitacional Afonso Alves de Camargo, os preparativos para a procissão envolvem toda a comunidade. Segundo o padre Fidel Cariolano Cézar, os preparativos incluem – além da confecção dos tapetes – a organização da celebração e a limpeza das ruas ao redor da igreja, garantindo que tudo esteja impecável para a passagem de Jesus. “Hoje tem que limpar a praça, né? Ficar bonito para para Jesus poder passar. Tudo por Jesus”, afirma o padre Fidel, que trabalhou junto com os fiéis na limpeza nesta quarta-feira (29).
Tradicionalmente confeccionados com materiais como pó de serra, sal, pó de café e cascas de ovos, os tapetes de Corpus Christi também são agora produzidos com TNT (material semelhante ao tecido, também chamado de “tecido não tecido”), facilitando o processo. “Já faz uns três meses que estamos organizando para deixar tudo prontinho”, disse o padre. Cada pastoral da paróquia ficou responsável por uma seção do tapete, variando de 20 a 50 metros, envolvendo todos os grupos pastorais na preparação.
A confecção dos tapetes é um esforço comunitário que une diversas pastorais, incluindo a catequese, pastoral dos jovens, ministros, vicentinos, Renovação Carismática Católica (RCC), Encontro de Casais com Cristo (ECC), pastoral familiar e coroinhas. “Todo mundo está trabalhando para a obra de Jesus”, destacou Padre Fidel, evidenciando a colaboração e dedicação dos paroquianos.
No bairro, estima-se que a procissão percorrerá cerca de 700 metros de tapete, decorado com temas religiosos e alusivos à amizade e à ecologia, conforme a Campanha da Fraternidade deste ano. “Sempre voltado para um cunho religioso, mostrando Jesus, Nossa Senhora e o Jesus Eucarístico”, explicou o padre.
Padre Fidel também esclareceu o significado do Corpus Christi: “É o único dia que Jesus sai do sacrário, do tabernáculo e passeia pelas ruas da nossa cidade para visitar o povo: o Jesus Eucarístico”. Ele lembra a origem da celebração, que remonta ao Papa Urbano VI no século XIII, e ressalta ainda a importância da tradição que perdura até hoje.