CIDADES

min de leitura - #

Universidades públicas da região ofertam 848 vagas através do Sisu

DA REDAÇÃO

| Edição de 16 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Todo estudante que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021, cujo resultado foi divulgado na semana passada, pode se inscrever, entre hoje e sexta-feira (18), no SiSU, o Sistema de Seleção Unificada, modelo pelo qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas. Na seleção de 2022, o SiSU oferece 221.790 vagas em 125 instituições públicas estaduais e federais. Para a região, são 848 vagas em 26 cursos oferecidos por 4 instituições públicas nas cidades de Apucarana, Jandaia do Sul e Ivaiporã. Esse é o maior número de vagas ofertados no Vale do Ivaí.

O resultado da seleção pelo SiSU será publicado no dia 22 de fevereiro e as matrículas serão realizadas de 23 de fevereiro a 8 de março. Conforme orientações do Ministério da Educação (MEC), os candidatos com melhor classificação serão selecionados, de acordo com suas notas no exame. O SiSU 2022 é o primeiro programa a usar a nota do Enem 2021 como forma de seleção de estudantes para cursos de nível superior.
Os alunos podem se inscrever no site do próprio Sisu http://sisu.mec.gov.br. Os candidatos podem selecionar até dois cursos de graduação, indicando quais são as primeira e segunda opções. O candidato não pode colocar o mesmo curso nas duas opções. O estudante só pode ser aprovado em uma de suas opções.
Para o ano de 2022, Apucarana e região têm 848 vagas disponíveis, em 26 cursos de graduação, licenciatura e tecnológico, ofertados por quatro instituições de ensino superior.
As vagas são ofertadas em Apucarana pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), com 381 vagas em 12 cursos; e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com 294 vagas em sete cursos.
Em Jandaia do Sul, através da Universidade Federal do Paraná (UFPR), são oferecidas 155 vagas em cinco cursos. A novidade deste ano é a inclusão de mais 18 vagas em dois cursos ofertados pelo Campus Regional do Vale do Ivaí (CRV) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), localizado em Ivaiporã. A UEM adotou o SiSU como forma de ingresso neste ano.