O campus da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) em Apucarana está completando 15 anos de história. Nas comemorações, para além de títulos honoríficos tão frequentes nas datas especiais de aniversário, o que se percebe é um movimento de combinação entre passado e presente, de olho no futuro.
A UTFPR em Apucarana traz no DNA de seu histórico de criação e consolidação a marca de uma construção coletiva. Nesse momento de comemoração, o que move direção, professores, parceiros e apoiadores é um debate com o objetivo de marcar posição sobre o presente e também mudar a realidade socioeconômica e política de toda a região.
“Nem em nossos melhores sonhos imaginávamos, lá atrás, que 15 anos depois estaríamos nesse nível de maturidade, de sinergia com os setores produtivos, com nossas forças políticas e econômicas, não apenas da cidade, mas de toda a região, do estado, no âmbito federal e também para além das fronteiras nacionais”, diz o diretor da instituição, professor Marcelo Ferreira da Silva.
O campus Apucarana da UTFPR iniciou suas atividades no dia 10 de janeiro de 2007 com a chegada dos primeiros docentes e pessoal técnico-administrativo. Mas foi oficialmente constituído no dia 12 de fevereiro de 2007, com o início das aulas e instalação oficial do campus. Começou com apenas duas turmas do curso técnico de Industrialização do Vestuário, com 70 alunos. “Hoje somos uma família com mais de 70 técnicos-administrativos, 150 professores e pouco mais de 1,9 mil lunos”, orgulha-se o diretor. A sede do campus ocupou as instalações do Centro Moda, uma unidade de ensino profissionalizante criada pela comunidade com vistas ao polo de confecções.
Além dos sete cursos de graduação, a UTFPR oferece três pós-graduações (strictu sensu), com os programas de Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Ciência e Engenharia de Materiais e a pós-graduação (latu sensu) com a especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM.
A UTFPR oferece atualmente, no campus Apucarana, cinco graduações em engenharia - civil, computação, elétrica, química e têxtil, licenciatura em Química e Tecnologia em Design de Moda.
“Hoje somos uma instituição consolidada e tudo graças às diversas parcerias firmadas, envolvendo instituições públicas e privadas, poder público, empresas e institutos de pesquisas nacionais e internacionais, sempre criando oportunidades para a comunidade interna e externa”, resume o professor.