CIDADES

min de leitura - #

Vacinação contra poliomielite alcança 93,28% do público-alvo em Apucarana

Da Redação

| Edição de 24 de outubro de 2022 | Atualizado em 24 de outubro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana atingiu um importante marco na vacinação contra a poliomielite. Balanço divulgado ontem pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) registra uma cobertura vacinal de 93,28%, bem perto da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de 95%.

O município já vacinou 6.478 da meta de imunizar contra paralisia infantil 6.944 crianças com idade entre 12 meses e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses). A campanha nacional contra a poliomielite terminou no dia 30 de setembro, mas o prefeito Junior da Femac, juntamente com o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, decidiram prorrogar a imunização na cidade até dia 31 de outubro.

Com foco no objetivo de proteger pelo menos 95% das crianças do público-alvo, a prefeitura programou estratégias de vacinação durante o mês das crianças. Durante os 5 finais de semana de outubro equipes da saúde estão aplicando doses da pólio em 3 mercados, Shopping Centronorte, ginásio Lagoão, Praça Rui Barbosa e Espaço das Feiras.

Durante os dias de semana equipes volantes de vacinação estão percorrer os 23 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), num trabalho de abordagem os pais no momento de entrada e saída dos alunos. “A Autarquia Municipal de Saúde ainda está realizando a imunização da pólio em escolas da rede particular, em data e hora agendadas pela direção do estabelecimento de ensino”, acrescenta o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

“Toda essa mobilização deu resultado e é com grande alegria que temos quase 95% de nossas crianças protegidas contra a paralisia infantil. Vamos continuar com essa mobilização até o final do mês e com certeza vamos atingir a meta do Ministério da Saúde. Apelo aos pais que ainda não vacinaram seus filhos que não percam mais tempo e compareça a uma de nossas 26 Unidades de Saúde durante a semana, ou nos locais disponibilizados no final de semana”, conclama o prefeito.

A poliomielite, que não tem cura, é uma doença contagiosa em que o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisias irreversíveis em questão de horas nas pernas ou braços. A vacinação é a principal forma de prevenção.


‘Dia D de Cuidados ’ realiza 729 exames preventivos contra o câncer no fim de semana em Apucarana 

Com realização de 729 exames preventivos do câncer de colo do útero e 464 encaminhamentos para mamografia, a Prefeitura de Apucarana promoveu no último sábado o “Dia D de Cuidados com a Saúde da Mulher”. As 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município receberam mulheres ao longo do dia, em mais uma mobilização dentro programação do Outubro Rosa.

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega avalia positivamente o balanço do atendimento. “Em apenas um dia alcançamos o número de exames preventivos realizados, em média, no período de um mês. Ainda são quase 500 mulheres que saíram das unidades de saúde com o encaminhamento para fazer o exame de mamografia. Dois serviços que com certeza irão salvar vidas”, avalia Bachiega.

O superintendente da Atenção Básica, Odarlone Orente, observa que os exames ginecológicos são ofertados ao longo do ano na rede pública municipal de saúde. “Os agendamentos para preventivo do colo de útero estão abertos em todas as unidades de saúde de forma contínua”, informa Orente, agradecendo as equipes de saúde pelo trabalho realizado no sábado, que foi antecedido por um esforço coletivo dos servidores para divulgar os atendimentos do Dia D, bem como pela preparação das UBSs tornando o ambiente atrativo para o comparecimento das mulheres.