O frio pode ter ajudado a melhorar as vendas do Dia dos Namorados, pelo menos em Arapongas. Segundo dados divulgados ontem pela Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (Acia) as lojas fizeram 13% mais vendas no crediário na data.
Os dados são baseados no volume de consultas ao SCPC. De segunda (06) a sábado (11), foram 2.976 consultas. Na mesma semana de 2015, elas não passaram de 2.633. “Começamos a projetar um segundo semestre mais receptivo”, comemora Evelyse Segura, presidente da Acia, entidade que administra o birô de crédito local. “Os lojistas já podem sonhar com um crescimento, pequeno mas sustentável”, diz.
Não é à toa o otimismo de Evelyse. Dia dos Namorados foi a primeira data comemorativa de 2016 a fechar no azul - no Dia das Mães, por exemplo, o recuo atingiu 8,4%. “Tínhamos acumulado nos cinco primeiros meses do ano perdas de 11% nas vendas a prazo”, observa a presidente da Acia.
Na média nacional, vendas não empolgaram tanto. A queda foi de 9,5% na comparação com o ano passado. Segundo a Serasa Experian, este foi o pior desempenho desde 2006, quando o indicador começou a ser divulgado.
APUCARANA
Em Apucarana, os comerciantes ficaram divididos em relação. Gerente de uma loja de roupas, Lucimar Rosana Cavallini afirmou que as vendas aumentaram neste ano. “O movimento foi muito bom. Se houvesse uma data como essa toda semana, os lojistas agradeceriam”, brinca.
Já a proprietária de uma loja de calçados, Maria do Carmo Matias, disse que as vendas neste ano ficaram abaixo do registrado em 2015.
“Não foi tão ruim, mas poderia ter sido bem melhor”, ressaltou. Ainda segundo ela, a maioria das vendas foram feitas parceladas. “Na situação atual da economia, esse panorama já era esperado”, pondera.(RENAN VALLIM E ASSESSORIAS)