Vítimas de violência doméstica e familiar de Arapongas terão acesso a um curso de defesa pessoal. A iniciativa é uma parceria com a Guarda Municipal de Arapongas (GMA) – por meio da Patrulha Maria da Penha, Delegacia da Mulher e a Escola Sparta Centro de Treinamento.
Inicialmente, as atividades são direcionadas para as vítimas que têm medida protetiva decretada judicialmente. Segundo a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GM Denice de Amorim, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) já vinha estudando este projeto. “O curso tem por objetivo promover ações voltadas à aplicação da Lei Maria da Penha e ao enfrentamento e prevenção da violência contra a mulher. Tivemos o grande apoio da Escola Sparta Centro de Treinamento, através do instrutor Jhaton, que tem dado toda a parte técnica e prática do curso. Mais um serviço a ser somado na rede de apoio e de combate à violência contra mulheres em Arapongas”, disse
As aulas ministradas são de Krav Maga Bukan - arte marcial Israelense para defesa pessoal. “O Krav Maga Bukan foi desenvolvido para situações reais de rua ou conflitos do dia a dia, algo que se encaixa bem com este projeto para as mulheres em situação de violência doméstica. As alunas saberão como agir em determinadas situações”, falou o instrutor Jhaton Vieira.
As aulas são realizadas semanalmente – todas as segundas-feiras, das 18h30 às 19h30, na sede da GMA. A primeira turma conta com a participação de 13 mulheres. “As aulas vão estimular a autoestima e a segurança dessas vítimas, muitas relatam que têm medo até de sair na rua”, afirma Denice.