ABRAHAM SHAPIRO

min de leitura - #

A difícil vida dos gerentes sem capacitação

Da Redação

| Edição de 10 de janeiro de 2023 | Atualizado em 10 de janeiro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O dia a dia de um gerente sem domínio das práticas básicas de gerenciamento é um inferno.

Como consultor de empresas, conheci gerentes de todo tipo. Os competentes são aqueles que conhecem ferramentas que lhes permitem ser organizados nas ideias, nos planos e no acompanhamento das ações.

Ocorre que muitos dos incompetentes chegaram ao posto por serem bons operacionais. Um diretor acreditou que eles teriam igual desempenho como gerentes. Mas não foi bastante. Agora, eles têm responsabilidade sobre pessoas e resultados, mas não sabem exatamente como realizá-la. 

Sua produtividade está comprometida. Eles desperdiçam tempo, esforço e, consequentemente, seu grupo de trabalho também não produz a contento.

Eles não se comunicam bem quando trocam informações. Têm dificuldade para cumprir prazos. Seus planos são desejos, porque não sabem determinar um caminho. Eles distribuem tarefas aleatoriamente e isto se converte em conflito de relacionamento com as pessoas a quem eles gerenciam. 

Só boa vontade, coragem e motivação não resolvem estes problemas.

Porém, a maior tribulação desse tipo de gerente se mostra sempre que ele tem de tomar decisões. Por quê? Decisões certas numa empresa requerem algo que se chama “visão sistêmica”. E por não saber elaborar um planejamento do começo ao fim, como será possível visualizar pontos que são as premissas do negócio ao qual ele e seu grupo integram? 

Se você se sente enquadrado na descrição que acabo de fazer, não perca a esperança. Você tem capacidade. O que lhe falta é capacitação e, depois, prática insistente. É simples e fácil... desde que você queira e se esforce.

Então, comece já!