ABRAHAM SHAPIRO

min de leitura - #

Desafios da empresa nacional

Da Redação

| Edição de 30 de janeiro de 2023 | Atualizado em 30 de janeiro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As empresas brasileiras enfrentam, hoje, um enorme desafio com origem na instabilidade econômica e política. Isto as impede frontalmente de fazerem investimentos e, pior, de se planejar. 

A este cenário de incertezas somam-se ainda inflação elevada, alto custo dos empréstimos e crise fiscal – nome que se dá às dificuldades financeiras e econômicas do governo devido à dívida pública e à falta de arrecadação de receitas. 

Mas nesta análise existe algo curioso e que chama muito a atenção. São as empresas que se saem bem em qualquer tempo. Qual é o segredo? 

Elas são flexíveis – têm alta capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado e das condições econômicas.

Fazem controle de despesas e custos a níveis quase obsessivos, sem comprometer a qualidade e o desempenho geral do sistema.

Elas investem na constante inovação de produtos, serviços e processos que as diferenciam dos concorrentes. 

Estas empresas também investem na diversificação a fim de não concentrar todos os esforços em um único mercado ou setor.

Fazem a gestão mais competente do fluxo de caixa para operar, investir, e estar preparada para lidar com as dificuldades sempre presentes, sem desviar os olhos dos riscos potenciais.

Mas acima de tudo, estas empresas de sucesso mantêm excelente gestão de pessoas, pois sabem que só assim terá profissionais capacitados e motivados o tempo todo.

Mesmo não existindo uma abordagem única para se sair bem em quaisquer situações, uma boa administração implica em adaptar-se sempre – medida que, aliás, até Charles Darwin recomendaria, mesmo nada sabendo sobre gestão.