Você usaria uma bússola defeituosa em alto mar? Creio que não.
Eis uma situação similar – um venerado mantra motivacional que provoca em seus seguidores a impressão de que os levará ao topo da vitória: “Aprenda a ser bem-sucedido ouvindo pessoas de sucesso.”
Primeiramente, é importante reconhecer que cada pessoa bem-sucedida teve sua jornada própria e única para o sucesso. Suas experiências, oportunidades e objetivos foram completamente diferentes dos nossos. O que funcionou para elas em suas circunstâncias específicas pode não se aplicar diretamente à nossa vida e ambições – algo como tentar seguir os passos de um renomado astronauta quando o seu sonho é ser um masterchef.
Em segundo lugar, as dicas e conselhos oferecidos por pessoas bem-sucedidas quase sempre são vagos e genéricos: “persevere”; “pense positivo”; “siga os seus sonhos” – palavras sábias, claro. Horóscopos dizem o mesmo, e também não trazem qualquer orientação prática e aplicável.
Conheça as experiências de pessoas de sucesso, sim. Porém, não sem antes colocar entre os seus olhos uma placa que não o deixe esquecer de que você é o autor da sua própria história de sucesso. Seja crítico e dê a sua pitada de originalidade a fim de criar um caminho autêntico para si.
Certamente você não ouvirá nada parecido ao que exponho aqui numa palestra motivacional, porque não encanta ninguém. E, no fundo, no fundo, muitas das pessoas que vão a essas palestras adoram generalidades inúteis e até as aplaudem de pé.