Acho que todo mundo já ouviu ou leu que, para melhorar de vida, é preciso decidir o que quer e depois correr atrás!
A ciência está mostrando que isto é um engano.
Calma! Eu não enlouqueci. E nem vou pedir que você jogue fora todos os livros de autoajuda que já leu ou comprou para ler algum dia.
O que os pesquisadores afirmam é que todos nós somos psicologicamente incapazes de prever o que nos fará felizes ou realizados no futuro. O cérebro só consegue perceber o que já conheceu ou acontece agora. Portanto, quando você escolhe o que deseja para o futuro, está apenas tentando projetar uma solução você provou ser boa ou experimentou no passado ou no presente.
É por isso que quando as coisas não tomam o rumo desejado, você julga que falhou. Na verdade, você pode até ter criado algo melhor. Mas, só por ser diferente daquele padrão que foi estabelecido no passado, o seu cérebro interpreta como sendo “ruim”. Entende? Tudo só foi assim porque você não conseguiu recriar algo anteriormente legal.
Sim. Nós somos complicados.
Se conseguirmos viver o presente no sentido de sentir o que é bom agora, sem comparação com o que passou, teremos descoberto o jeito certo de viver sem fantasias e ilusões. Aliás, este é o único modo que o nosso cérebro sabe trabalhar na eficiência máxima.