ABRAHAM SHAPIRO

min de leitura - #

O modo errado de liderar

Da Redação

| Edição de 05 de dezembro de 2022 | Atualizado em 05 de dezembro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Não tenho outras palavras. Sempre que abordo o assunto ‘liderança nas empresas’ acabo frisando que isto virou uma obsessão.

Em vez das pessoas buscarem entender o que é o conceito verdadeiro de liderança e o modo de colocá-lo em prática, elas sonham e se deixam levar pela intuição. O resultado é um show de confusões patéticas que só distrai os grupos de trabalho e deixa de lado o foco, a qualidade e a produtividade.

Não! Liderar não significa agradar pessoas. O nome disso é insegurança. 

Liderar não consiste em fazer colaboradores se sentirem felizes a todo custo. Isso é autoconfiança baixa.

Liderança não é sobre premiar funcionários por qualquer objetivo atingido. Isto é adulação e desperdício de recursos. 

Depois de dar essas benesses gratuitas em troca de devoção, os colaboradores se esquecem de tudo e o que aprendem com essa política míope é que você é obrigado a continuar dando coisas em troca daquilo para que eles já são pagos a fazer. E a questão essencial é: como será quando a empresa estiver em dificuldade? Quem age assim, não está liderando, mas sim, mimando pessoas.

Sei que esta abordagem pode incomodar. Mas eu não estou aqui para divulgar um otimismo vago ou provérbios fofos. Eu amo a realidade. Quero conhecê-la ao máximo a fim de criar o que é possível para não ser vítima, mas ator das melhores coisas. 

Se é isso o que você também quer, seja sempre bem-vindo a esta coluna.