ABRAHAM SHAPIRO

min de leitura - #

O segredo do ‘como’

Da Redação

| Edição de 16 de setembro de 2024 | Atualizado em 16 de setembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Comportamento é tudo! Ele pode elevar ou derrubar, fortalecer ou enfraquecer, criar harmonia ou gerar conflitos. Certa vez, me disseram que, nas relações humanas, o verdadeiro problema não está no “o que se fala”, mas no “como se fala”. Essa diferença é fundamental, e pode transformar o ambiente de trabalho.

Todo gestor, em algum momento, precisará corrigir um colaborador. Isso é parte da rotina. No entanto, o que realmente faz a diferença é o clima que fica após essa correção — e isso depende totalmente de como a conversa é conduzida. A chave para manter um ambiente saudável?

Corrigir com respeito, empatia e cuidado.

Ataque o erro, jamais a pessoa. Embora possa não ser fácil no início, essa habilidade pode ser desenvolvida com prática e consciência. E acredite, ela tem um impacto direto na moral da equipe, na produtividade e na cultura organizacional.

Vamos pensar em uma situação prática: durante uma reunião, um colaborador apresenta um dado que parece estar errado. O chefe pode reagir de duas formas:

“De onde você tirou isso? Está totalmente errado!”

ou

“Desculpe, você tem certeza desse dado? Não ficou claro para mim. Podemos revisar juntos depois da reunião?”

Esses dois cenários trazem abordagens completamente diferentes. Qual deles vai promover um ambiente mais positivo e produtivo, tanto para o colaborador quanto para o gestor e a empresa?

Um sábio disse: “Envergonhar alguém é como derramar seu sangue.” A verdadeira liderança não está em ser admirado, mas em respeitar, criar um ambiente de confiança e valorizar a paz. E vamos combinar, a paz é essencial... você não acha?