CIDADES

min de leitura - #

Homicídios dolosos recuam 42,8%na região em 2025

Adriana Savicki

| Edição de 09 de setembro de 2025 | Atualizado em 09 de setembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Novo levantamento da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) aponta continuidade da redução dos índices de homicídios dolosos. Na área da 17ª Subdivisão Policial (SDP), que compreende 26 municípios do Vale do Ivaí, a redução foi de 42,8%. Entre janeiro e julho deste ano, foram 12 crimes, contra 21 no mesmo período do ano passado.

Os dados constam na plataforma da Sesp. Dos 26 municípios da região, houve registro de homicídios em oito cidades. Em Apucarana, maior cidade da região e sede da 17ª SDP foram cinco crimes. Também houve registro de homicídios dolosos em Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Faxinal, Ivaiporã, Jardim Alegre e São Pedro do Ivaí.

Apenas em relação à sede, Apucarana, a queda foi mais significativa: 61,5%. Fom 13 homicídios no ano passado contra os atuais cinco crimes.

Segundo o delegado-chefe da 17ª SDP, Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, o alto índice de homicídios dolosos era resultado de disputas por pontos de tráfico de drogas em Apucarana. Ainda de acordo com ele, somente em 2024, 80% das mortes foram em decorrência dos conflitos entre estas organizações criminosas.

Para o delegado-chefe, a queda no número de homicídios é resultado de um trabalho que vem sendo realizado desde 2022, com a deflagração de várias operações. Uma delas ocorreu em 2024, com a desarticulação de uma organização criminosa e o cumprimento de 69 mandados de prisão como resultado. “Estamos começando a colher os frutos deste trabalho e isso só foi possível devido às ações conjuntas da Polícia Civil com a Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Municipal (GCM)”, ressaltou.

PARANÁ

A queda na região é superior ao índice estadual. Em todo Estado, a redução foi de 30,4%. Entre janeiro e julho deste ano foram 678 homicídios, contra 974 no mesmo período do ano passado.

“Nossas polícias continuam colhendo resultados de queda nos índices de criminalidade em todo o estado. Temos infraestrutura, preparo tecnológico, além de mais homens nos nossos efetivos e viaturas disponíveis. Todo esse aparato afeta a atuação da criminalidade no Paraná, o que faz com que a nossa população tenha mais segurança”, ressalta o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.