O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) julga hoje dois recursos do Democracia Cristã (DC), partido do vereador Adan Lenharo, em ação de investigação por fraude à cota de gênero nas eleições de 2024 em Apucarana. Em primeira instância, a Justiça Eleitoral anulou os votos e determinou a retotalização dos resultados do pleito. Se a decisão for mantida, o vereador Adan Lenharo terá mandato cassado. O recálculo do coeficiente eleitoral também vai atingir Luciano Facchiano (Agir), segundo apurado com fontes ligadas aos processos. As vagas passariam a ser ocupadas por Lucas Leugi (PSD) e Pablo da Segurança (Cidadania). O julgamento dos recursos foi adiado duas vezes. A ação do DC ganhou repercussão após divulgação do video de uma das candidatas da chapa, que confessou candidatura ‘laranja’.
Eliana questiona Correios
Com as casas entregues há quase três anos, moradores do residencial Fariz Gebrin, na zona sul de Apucarana, ainda não contam com um serviço básico: entrega de correspondências. A situação foi revelada pela vereadora Eliana Rocha (Solidariedade) na sessão da Câmara de anteontem. É de autoria da vereadora um requerimento destinado a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos questionando porquê até agora, anos depois da entrega das casas, o serviço ainda não foi disponibilizado, obrigando os moradores a buscarem suas correspondências na agência dos Correios. O Fariz Gebrin está entre os maiores residenciais da cidade, com mais de 500 famílias residentes.
Curi na Amuvi
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD) será recebido nesta semana pelos prefeitos da Amuvi - Associação dos Municípios do Vale do Ivaí. O encontro aconteceu na quinta-feira (11), às 19 horas, em Ivaiporã, onde o parlamentar deve apresentar uma prestação de contas de sua gestão na Assembleia, além de debater parcerias com os prefeitos da associação. Curi, que é conhecido por ter as portas de seu gabinete abertas para os prefeitos, vem agora reforçando encontros nas bases. O presidente da Amuvi, prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira (PSD), adianta que, além dos prefeitos, lideranças políticas devem participar da reunião.
Arilson nas entidades
O deputado Arilson Chiorato (PT) aproveitou a folga na Assembleia - anteontem era feriado em Curitiba - para circular entre entidades sociais de Apucarana que têm apoio de seu gabinete. O deputado destinou, desta feita,
R$ 95 mil para o Lar São Vicente Paulo, o Projeto Renascer e a Associação de Pais e Amigos dos Autistas Apucaranenses (AMAA). Arilson esteve nas três entidades para acompanhar o trabalho. “É muito satisfatório ver a aplicação dos recursos feita com tanta seriedade e respeito com o dinheiro público. Cada entidade investiu naquilo que mais necessitava”, comenta o deputado, que tem um longo histórico de colaboração com entidades de Apucarana e também do Vale do Ivaí.
Giva bem avaliado
O prefeito de Mauá da Serra, Giva Lopes (União) anda satisfeito com o andamento da administração. Pesquisa de opinião recente realizada junto à população da cidade apontou um índice de aprovação de 75%, números bastante robustos para um primeiro mandato, diga-se de passagem. O prefeito destaca que o mérito não é só dele, mas também, do vice-prefeito, Lei Machado (Podemos) e da equipe. Nesses primeiros meses, a administração já garantiu obras de habitação, novo Meu Campinho, revitalização de estradas rurais, instituiu transporte coletivo gratuito e manteve a tradição da Festa do Milho, realizada com sucesso. Medidas que repercutiram na pesquisa.