Na hora de criar a comunicação da empresa para o mercado, é essencial concentrar-se em mensagens que realmente agreguem valor aos produtos e à marca. O foco deve estar sempre em transmitir informações que sejam relevantes e úteis para o público, em vez de simplesmente agradar aos desejos internos da empresa.
É fácil cair na armadilha de produzir materiais que alimentam o ego dos executivos ou que destacam conquistas internas, mas isso quase sempre não é o que os clientes ou o público em geral precisam ou desejam ver. Na maioria dos casos, essa abordagem pode até ser percebida como exagerada ou desproporcional, gerando um efeito contrário ao desejado.
O verdadeiro objetivo da comunicação empresarial deve ser construir uma ponte sólida entre a empresa e seus consumidores, demonstrando de maneira clara como seus produtos ou serviços podem realmente melhorar a vida deles. Na prática, significa destacar as qualidades reais dos produtos, explicar seu funcionamento de forma acessível, e, mais importante, mostrar como eles podem resolver problemas ou atender a necessidades específicas dos clientes.
Uma comunicação clara, sincera e direta é fundamental para evitar criar expectativas irreais ou fazer promessas que não podem ser cumpridas.
Em vez de tentar impressionar com exageros, o ideal é utilizar uma linguagem pensada, útil e relevante, sempre com o objetivo de construir uma relação de confiança com o público. A preocupação deve estar na interpretação e na experiência de quem recebe a mensagem.
Se você está à frente de uma empresa, concentre-se em construir uma imagem de marca sólida e respeitada. Mesmo que você e toda a sua equipe estejam se esforçando ao máximo, é básico lembrar que nem você, nem a sua empresa, nem os produtos ou serviços que oferecem, estão no nível da perfeição. Então, “baixe a bola”.