O diretor daquela empresa me disse que muitas coisas precisavam mudar. E quando ele esperava que eu lhe perguntasse “quais eram elas”, eu o surpreendi com outra questão:
- “Por que razão é preciso fazer mudanças?”
Eu estava apenas cumprindo um princípio fundamental da administração – e da vida. O primeiro passo para se promover qualquer mudança é entender por quê ela é necessária.
Geralmente, a necessidade de mudança surge quando há problemas – ou oportunidades – que não podem ser resolvidos sem que algo diferente do que estamos fazendo seja feito.
Neste processo os gerentes desempenham um papel fundamental. Eles é que levantam os pontos para entender a importância da mudança. Sem uma compreensão clara do que se deve alcançar, é difícil criar um plano eficaz para que se consiga isso.
Toda mudança empresarial ocorre em um cenário que inclui pessoas, processos, tecnologia e regras. Todos estes elementos estão postos diante dos gerentes o tempo todo.
No entanto, para se entender o cenário presente deve-se saber exata e fielmente como ele é, ou melhor, ter consciência plena da realidade. E como isso varia de pessoa para pessoa, aí é que o papel do diretor se torna decisivo a fim de que se obtenha a convergência de todos os pontos de vista diferentes para a mesma ótica.
Mudar é importante para que exista avanço e desenvolvimento. Mas o simples desejo não basta. Vou repetir o que disse anteriormente: qualquer mudança só se justifica quando é total e amplamente necessária.