ABRAHAM SHAPIRO

min de leitura - #

Um caso real de conflito

Da Redação

| Edição de 13 de fevereiro de 2023 | Atualizado em 13 de fevereiro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Recentemente fui convidado a auxiliar o gestor de uma equipe de vendas na solução de uma situação. Havia uma disputa causada por um histórico de afrontas de um dos vendedores contra o resto da equipe. 

Ele atingia todas as metas e se gabava do fato. Isto semeou ressentimento dos outros contra ele. Os ânimos começaram a inflamar. 

Assim que eu cheguei, fiz uma lista das dores de cada um me pus a resolver uma a uma. Depois mostrei a todos alguns comportamentos que podiam ajustar o grupo para realizar suas tarefas de um modo diferente a partir dali. 

Ajustei as atitudes do tal vendedor, que se julgava “o rei do mundo”, e junto do gestor, adotamos um novo modelo de relacionamento entre todos os membros da equipe a fim de eliminar a competitividade interna. Isso deu a todos uma possibilidade de futuro. 

Todos se esforçaram e, já decorridos quase dois anos, a estabilidade e o respeito ainda perduram.

O gestor sempre faz muita diferença. Mas ele tem de ter competência para treinar e adotar comportamentos. 

E quanto a você? Que tal uma autoanálise para começar? 

Depois, capacite-se a fim de identificar rapidamente o que há de errado entre os funcionários da sua equipe.

Quanto a como agir? Isto é um esforço que depende de dedicação, estudo e disciplina. Você quer? Então comece. Se preciso for, busque ajuda.