BISPO DOM CARLOS JOSÉ

min de leitura - #

Sagradas escrituras - sinal do amor de Deus por nós!

Da Redação

| Edição de 17 de setembro de 2025 | Atualizado em 17 de setembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

"Antes, bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.”(Lc 11,28)

Cristo é a Palavra que se fez Carne! Portanto, o Verbo Encarnado, Jesus, Filho Unigênito do Pai, está todo contido nas Sagradas Escrituras, o Livro Santo onde encontramos a revelação do plano da nossa salvação. A Palavra de Deus, revelada nas Sagradas Escrituras é a fonte mais pura da Sabedoria Divina, transmitida a nós, atualizada pelo Espírito Santo.

Em todo tempo Deus se revela, para que ninguém ignore Sua Lei e Vontade, para isso, somos dotados de inteligência e capacidade de entendimento. Deus é Amor! Um Amor extremo e imenso que não se cala, não silencia nem se distancia, ao contrário, mantém-se o tempo todo junto a nós. Prova de sua presença são as Escrituras Sagradas, a Bíblia, cujas palavras são guias para nossa vida e salvação! Nela, Deus se revela para que não nos percamos!

A História da Salvação, desde a criação do mundo, é transmitida de geração em geração, para que ninguém possa alegar desconhecimento do Amor de Deus pelo homem, gerado e criado para ser amado por Ele. Ao celebrarmos o mês da Bíblia, agora em setembro, somos chamados a retomar o bom e saudável hábito de, não somente a termos em nossos lares, mas de a lermos diariamente. Alimentar-se da Palavra fará com que cresçamos na fé e no entendimento de nós mesmos como filhos amados do Pai.

Quantas situações a Bíblia nos apresenta que, se observarmos bem, podemos trazer para o nosso cotidiano e, repensar nosso modo de ver e agir, melhorando nossos relacionamentos pessoais? Muitos corações foram abrandados através da prática de uma leitura mais íntima da Palavra. Aqui, falamos não de uma leitura qualquer, mas um momento de apartar-se para ler com o coração, pedindo ao Espírito Santo que clareie as ideias e dê o entendimento necessário. Desse entendimento, nascerá o desejo de estar sempre em intimidade com o Verbo, que é a Palavra da Sagrada Escritura.

Se, realmente queremos assumir nossa semelhança a Cristo, tal como fomos criados, é preciso conhecer a Palavra, meditá-la e, aprofundando-nos no seu conhecimento, seremos capazes de a transmitir em atitudes e, se preciso, em palavras também. Assim como a Eucaristia nos alimenta e sustenta nossa vida a cada Santa Missa, a Palavra, nos prepara para sermos sal da terra e luz do mundo, farol que indica o Salvador. Temos a graça da Palavra ao alcance de nossas mãos, seja nas plataformas tecnológicas, ou mesmo nas lojas físicas, ao contrário das gerações passadas que tinham dificuldade em possuir a Bíblia Sagrada.

O Espírito Santo sempre é o melhor conselheiro quando há dificuldades no entendimento da Palavra, não hesitemos em pedir seu precioso auxílio. São Jerônimo, o tradutor das Sagradas Escrituras, afirmou que aquele que não conhece os Evangelhos não conhece Jesus e, portanto, fica mais difícil defender-se das tentações.

Não nos preocupemos em decorar versículos ou capítulos, antes, deixemos que a mensagem fique gravada em nosso coração e mente, para que tenhamos clareza do certo e do errado diante dos mandamentos de Deus, criando consciência do pecado para evitá-lo. Que neste mês da Bíblia, possamos voltar nosso olhar à Virgem Senhora de Lourdes, que gerou em seu ventre a Palavra Divina, pedindo a Ela que interceda por nós, para que sejamos também fiéis à Palavra de Deus.