BISPO DOM CARLOS JOSÉ

min de leitura - #

Um apucaranense em Roma

Da Redação

| Edição de 23 de novembro de 2022 | Atualizado em 23 de novembro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

  A providência Divina nunca falha! Essa é a nossa certeza, essa é nossa fé. Ao iniciarmos o ano vocacional, temos a honra de celebrar os 50 anos de vida presbiteral de um filho diocesano! Não é coincidência, é providência! Amém!

A vocação de um filho sacerdote, aos olhos do Sumo e Eterno Sacerdote, Jesus Cristo, é mais que valiosa, é essencial para que o povo tenha, em Espécie, o Corpo e o Sangue Dele mesmo, feito Eucaristia, para sustento e força na caminhado rumo à santidade. Assim é a vida do Cardeal Dom João Braz de Aviz: de um valor inestimável, preciosa e essencial. Para todos nós, filhos e filhas da família diocesana de Nossa Senhora de Lourdes, é imensa a alegria de podermos festejar, neste próximo dia 26, às 11h, na bela Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, os 50 anos de vida presbiteral de Dom João Braz de Aviz. 

A história de vida de Dom João Braz, nascido na cidade de Mafra, Santa Catarina, em 24 de abril de 1947, tem uma forte ligação com a nossa Diocese. Aos dois anos de idade, ele, seus pais, mais seus sete irmãos mudaram-se para Borrazópolis. Com apenas 11 anos de idade, em 21 de abril de 1958, o jovenzinho, sentindo o chamado de Deus, ingressou no Seminário São Pio X, na cidade de Assis, interior de São Paulo.

A partir da criação da Diocese de Apucarana, Borrazópolis e o seminarista passaram a integrar o novo território diocesano, tornando-se então o jovem João Braz um seminarista apucaranense. Estudou Filosofia em Curitiba e em Palmas, no interior do Paraná, seguindo para Roma, onde cursou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Concluído seus estudos, retornou ao Brasil, sendo ordenado padre por Dom Romeu Alberti, na Catedral de Apucarana no dia 26 de novembro de 1972. Assumiu seu sacerdócio em diversas Paróquias desta Diocese, exercendo diversos encargos pastorais e atuando como diretor espiritual e reitor em seminários do Paraná.

Um episódio marcante na vida de Dom João, deu-se quando ele exercia seu sacerdócio em Ivaiporã e, numa noite, foi feito refém por dois jovens que pretendiam assaltar um carro-forte naquela região. Ao ser obrigado pelos jovens a parar seu veículo e depois o obrigarem a pedir dinheiro aos ocupantes do carro-forte, que armados, dispararam, o sacerdote foi ferido por um tiro de escopeta e teve seu corpo atingido em várias partes por estilhaços de chumbo que, graças a Deus, não afetaram nenhum órgão vital. Embora tenha sobrevivido, têm fragmentos alojados em alguns pontos de seu corpo. 

Dom João possui doutorado pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. De 1992 a 1994 foi reitor e professor no Instituto Paulo VI de Londrina e Pároco da Catedral Nossa Senhora de Lourdes de Apucarana. Foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória pelo Papa João Paulo II, no dia 06 de abril de 1994, sendo consagrado bispo em 31 de maio de 1994 por Dom Domingos Gabriel Wisniewski. Exerceu seu episcopado também em Ponta Grossa e tornou-se Arcebispo de Maringá em 2002. Em janeiro de 2004 foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Brasília. Em maio de 2010, Dom João Braz de Aviz esteve à frente da organização do XVI Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu em Brasília. 

Nomeado pelo Papa Bento XVI como Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica no Vaticano, em 04 de janeiro de 2011, Dom João foi o quarto brasileiro a ser escolhido para chefiar um departamento do Vaticano. No ano seguinte, o Papa Bento XVI anunciou sua criação a Cardeal. Em 2013 foi nomeado pelo Papa Francisco membro da Congregação para os Bispos e em 2019, o Papa o designou como presidente delegado do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica. Braço direito do Papa Francisco quando se trata da vida consagrada, com mansidão e firmeza serve a Igreja do mundo inteiro. Eis a nossa alegria. A Diocese de Apucarana oferece a Igreja Universal um servidor. Serviço que atinge os quatro cantos do mundo. Um cardeal servidor maior formado pela nossa amada. Diocese. 

São muitas as graças de Nossa Senhora de Lourdes derramadas sobre nossa Diocese e sobre esse filho diocesano, o cardeal Dom João Braz de Aviz! Nossa ação de graças a Deus e nossas contínuas orações para que mais vocações sejam despertadas para o bem da comunidade e para honra e glória de nosso Senhor Jesus Cristo, Rei e Senhor do Universo.