COLUNAS

min de leitura - #

Carlos Gil defende colégio cívico-militar

Da Redação

| Edição de 27 de novembro de 2023 | Atualizado em 27 de novembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Carlos Gil defende colégio cívico-militar

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD), manifestou-se nesta segunda-feira favorável à transformação de colégios estaduais em cívico-militares. Uma consulta pública será realizada nesta terça e quarta-feira em 127 estabelecimentos de ensino do Paraná, ocasião em que a comunidade escolar vai decidir aceita ou não esta modalidade de ensino. Em Ivaiporã, a consulta será feita no Colégio Estadual Antônio Diniz Pereira. Carlos Gil torce para que a decisão seja favorável à nova modalidade de ensino. Segundo ele, “a implantação de colégios cívico-militares é uma alternativa para fortalecer os valores cívicos, a disciplina e o desenvolvimento integral dos jovens”. Vale lembrar que em 2020 os colégios estaduais Idália Rocha e Antônio Diniz Pereira, de Ivaiporã, já tiveram a chance de adotar o modelo de ensino, mas a comunidade escolar votou contra.

Evento religioso concorrido 

A missa dos 60 anos de ordenação sacerdotal do Monsenhor Roberto Carrara, celebrada no último sábado em Apucarana, foi bastante concorrida. Cerca de 400 pessoas entre padres, bispos, religiosos, empresários e políticos locais, da região e do Estado de São Paulo participaram da homenagem ao padre, que tem 84 anos de idade e é bastante querido na cidade e na região. Entre autoridades políticas, prestigiaram a homenagem o prefeito Junior da Femac (PSD), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto e vereadores, \lém do empresário colaborador da Igreja Católica, Luís Bertoli. Também presentes a irmã Custódia e o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odílio Scherer.

Culto das autoridades

Antes da sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira, a Câmara de Vereadores de Apucarana recebeu a visita dos pastores Alício Mendes e Adriano Rizzo e do obreiro Rodrigo Cordeiro de Lima, da Igreja Maranata. Eles convidaram vereadores para participarem do Culto das Autoridades, que será realizado dia 2 de dezembro, às 19 horas. O templo fica localizado na Rua Pará, no Jardim Apucarana. O culto objetiva fazer orações pelas autoridades públicas que comandam o destino do município. “Aqui na Câmara de Vereadores nós tomamos muitas decisões, por isso é importante pedirmos a Deus que nos ilumine para tomar decisões corretas”, disse o vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB) durante a sessão.

MDB amplia meta eleitoral

O presidente do MDB do Paraná, deputado estadual Anibelli Neto, disse no último final de semana, após a convenção regional realizada em Francisco Beltrão, que o partido planeja lançar candidatos próprios a prefeito não somente nos principais centros políticos do Estado ou cidades de médio porte. A meta agora, conforme assinalou, é disputar as prefeituras nos 399 municípios no pleito do ano que vem. Anibelli Neto justifica que o MDB já está criando uma estrutura para lançar candidatos ao Palácio Iguaçu e ao Senado Federal em 2026 e que, para isso, precisa de prefeitos e vereadores para concretizar essa ambiciosa proposta.

Comando do TRE-PR

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) elegeu nesta segunda-feira os desembargadores que vão comandar o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) no próximo biênio. Foram escolhidos Sigurd Roberto Bengtsson e Luiz Osório Moraes Panza. O que chamou a atenção foi a derrota do desembargador D’Artagnan Serpa Sá, que era considerado um dos favoritos. O regimento interno da Corte eleitoral prevê uma nova eleição dentro do TRE entre os dois magistrados escolhidos pelo TJ para disputa pela presidência e vice-presidência/corregedor. No entanto, o que está sendo costurado dentro do TJ seria um acordo para que o desembargador Sigurd, que foi o mais votado, assuma o comando do TRE paranaense.