COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

A grande chance de Apucarana eleger um deputado federal

Da Redação

| Edição de 20 de setembro de 2022 | Atualizado em 20 de setembro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Grupos ultradireitistas da cidade estão usando as redes sociais para atacar a candidatura do ex-prefeito Beto Preto na tentativa de prejudicar sua imagem

Após um longo e tenebroso inverno, eis que Apucarana tem a chance real de eleger um deputado federal para chamar de seu. O ex-prefeito e ex-secretário de Estado da Saúde, médico Beto Preto (PSD), vem sendo apontado como um dos três candidatos paranaenses a estar entre os mais votados na eleição do próximo dia 2 de outubro.

No entanto, um grupo radical de Apucarana, que se identifica como de extrema direita, vem usando as redes sociais, onde espalham fake news, - o que se configura como crime eleitoral, é bom frisar - e também o corpo a corpo com o eleitorado para atacar a imagem de Beto Preto. A ação tem claro intuito de prejudicar sua eleição, simplesmente por não considerá-lo “alinhado com seus pensamentos ideológicos”.

O grupo, que tem entre seus membros um conhecido ex-secretário da gestão Valter Pegorer,   vem trabalhando contra a eleição de Beto Preto e sãos as mesmas pessoas que sempre fizeram oposição à sua administração na cidade, quando prefeito. Segundo um assessor de Beto Preto, “para esse pessoal não importa o quão a cidade pode precisar de um deputado federal, para eles o que importa é atrapalhar a candidatura de Beto, como se isto fosse uma satisfação pessoal de cada um deles”, diz o assessor, acrescentando que o  setor jurídico da campanha de Beto Preto já está enviando cópias das mensagens do referido grupo à Polícia Federal para responsabilização de crime eleitoral.

NOME ESTADUAL 

O ex-prefeito Beto Preto é hoje um nome reconhecido em todo território paranaense, graças a seu trabalho como secretário de Estado da Saúde, quando combateu a pandemia do coronavírus com muita competência e não teve nenhum questionamento de ordem moral e muito menos qualquer denúncia de malversação do dinheiro público. 

A eleição de Beto Preto como deputado federal vai possibilitar que a cidade de Apucarana ganhe projeção estadual e consiga atrair pesados recursos do governo federal para alavancar a economia do município, com geração de renda e emprego para a população. Beto tem dito em suas andanças pelo Estado que vai trabalhar firme pela saúde do paranaense, sem, no entanto, esquecer suas raízes de um bom gestor.

Há quem diga que o futuro de Beto Preto na política vai muito além da Câmara Federal, graças à competência que demonstrou como secretário de Estado da Saúde e como prefeito de Apucarana nos seis anos que ficou à frente da Prefeitura.

Para a cidade de Apucarana, a projeção estadual de Beto Preto pode representar e muito para o futuro da cidade e de sua população, como destacou ontem um empresário local.

Valorizando Vital 

Em suas andanças pela cidade, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), e o ex-secretário da Saúde, Beto Preto (PSD), candidato a deputado federal, têm defendido com vigor a candidatura de Paulo Vital a deputado estadual. O principal argumento é o fortalecimento da força política de Apucarana na Assembleia Legislativa e junto ao Governo do Estado. “Nunca é demais lembrar que o advogado Paulo Vital sempre esteve comigo, como advogado geral do Município. É o atual vice-prefeito e braço direito do prefeito Junior da Femac; foi um dos responsáveis pela conquista do curso de Direito na Unespar/Fecea; e é um guerreiro, pois estudou em escolas públicas, passou no vestibular e se formou em Direito na UEM”, diz Beto Preto.

Colinhas para votação

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está distribuindo 8 milhões de lembretes (colinhas) para o eleitorado paranaense. O documento traz a ordem de votação que deverá ser seguida na urna eletrônica para os cinco cargos em disputa (deputado federal (a), deputado estadual (a), senador (a), governador (a) e presidente da República), além de disponibilizar espaço para anotação dos números dos concorrentes. Segundo o TRE-PR, é imprescindível que as pessoas conheçam a ordem de votação e os números de suas candidatas e de seus candidatos, para evitar dúvidas na votação. Colinhas podem ser obtidas no cartório. 

Show de Alto risco

Considerando o clima de rivalidade e episódios de violência pelo país, seria recomendável colocar  ganhadores e perdedores, no dia da eleição, num mesmo ambiente, enquanto sai a apuração de votos? Essa preocupação com eventual clima tenso e os riscos decorrentes não inviabiliza um evento que acontece em Arapongas, exatamente no dia 2 de outubro, com início às 17 horas, quando se encerra a votação. Nesse exato momento, vai começar um show, em Arapongas, com a cantora Ana Castela, que vem despontando na cena musical ao juntar sertanejo e funk no repertório. Nos bastidores políticos, no entanto, muita gente está preocupada se com o show, bar funcionando, não há riscos riscos de vencedores e perdedores decidirem discutir diferenças.

Figurinhas da Copa

O prefeito de Faxinal, Ylson Alvaro Cantagallo (PSD), o Gallo, está de olho na Copa do Mundo, que acontece no Catar, em novembro. Ele usou as redes sociais nesta terça-feira chamando os fãs de futebol para se ajudarem a completar os álbuns de figurinhas de jogadores da Copa do Mundo. O prefeito está divulgando a ação da Biblioteca Municipal Lucas Sêga, de Faxinal, que está promovendo até dia 23 de setembro sessões de trocas de figurinhas para ajudar os colecionadores a completarem os álbuns. O evento começa sempre às 15 horas, na biblioteca. A troca de figurinhas do álbum da copa virou uma febre não somente entre crianças, como adultos e, inclusive, entre políticos e autoridades públicas em todo o País.