Os candidatos a prefeito de Apucarana vão começar a semana falando de negócios. A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) promove na próxima segunda-feira (23) uma sabatina com os candidatos na disputa pela Prefeitura. Jane Reis (PT), Rodolfo Mota (União), Paulo Vital (PL) e Rodrigo Recife (MDB) serão ouvidos separadamente em entrevistas que vão começar às 16 horas e seguem por toda tarde. Cada candidato terá 40 minutos para responder a oito questões previamente formuladas pela Acia, que selecionou temas estratégicos entre os empresários para avaliar as propostas dos candidatos. A sabatina contará com participação do presidente da Acia, Wanderlei Faganello, e membros da diretoria. A Acia também abriu um número limitado de vagas para visitantes, mediante inscrição prévia.
Eleição no Sindspa
Os servidores municipais de Apucarana elegeram nesta sexta-feira (20), Dia Nacional do Servidor Municipal, a nova diretoria do Sindspa, sindicato que representa a categoria. O pleito ocorreu com chapa única, tendo como presidente Idalice Basso Preti, que já fazia parte da diretoria e substitui Tarcília de Brito Silva, que também segue na diretoria, agora como vice-presidente da entidade. Apesar de representar mais de 3 mil servidores municipais, a adesão ao pleito deste ano foi bastante tímida: apenas 170 servidores votaram, nem 6% do total de representados. A nova diretoria assume em dezembro para um mandato de 4 anos.
Lacrando as urnas
O Fórum Eleitoral de Apucarana começa nesta segunda-feira (23) as cerimônias de geração de mídias e de preparação das urnas das 317 seções de Apucarana, Novo Itacolomi e Cambira, que pertencem à Comarca de Apucarana.Ao todo, 345 urnas eletrônicas - incluindo 29 do contingente de reserva para a votação - serão carregadas com os dados dos candidatos as prefeituras e câmaras dos municípios, sendo lacradas ao final do processo. O Fórum Eleitoral estima que o processo seja encerrado até a próxima sexta-feira (27). Vale lembrar que esse processo é público e pode ser acompanhado por qualquer cidadão, Todas as urnas dessa votação serão do modelo 2022, o mais moderno.
Prisão proibida
A partir deste sábado (21), quinze dias antes das eleições municipais de primeiro turno, até o dia 8 de outubro, nenhum candidato ou candidata à Prefeitura e à Câmara de Vereadores poderá ser preso ou presa, salvo em flagrante delito, conforme estabelece o artigo 236, parágrafo 1º, do Código Eleitoral. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essa regra visa garantir a plena participação de todos os candidatos no processo eleitoral. Também visa garantir a isonomia entre os concorrentes, evitando que prisões preventivas ou temporárias sejam utilizadas de maneira injusta para afetar o curso normal da campanha eleitoral, em prejuízo do postulante a prefeito ou a vereador.
Golpes dos celulares
As diretorias da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e da CNM (Confederação Nacional de Municípios) emitiram um alerta nesta sexta-feira: golpistas estão pedindo dinheiro a prefeitos e prefeitas usando telefones clonados de gestores municipais. No golpe, utilizando DDDs de diferentes Estados, eles mandam mensagens pelo celular (usando a logomarca da CNM no perfil) e convidam a entrarem em grupos de redes sociais por meio de links que, na verdade, clonam os celulares. Mais de 40 gestores do Estado já foram vítimas do golpe. Entidades pedem para prefeitos ficarem atentos a esses convites e não entrarem nesse golpe.