COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Amuvi envia caminhões-pipa ao RS

Da Redação

| Edição de 22 de maio de 2024 | Atualizado em 22 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia Amuvi envia caminhões-pipa ao RS

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um comboio de sete caminhões-pipa de prefeituras da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) saiu ontem da sede do Instituto Água e Terra (IAT) - órgão do governo do Estado que coordena a ação no Paraná  - de Ivaiporã para o Rio Grande do Sul. De acordo com o presidente da Amuvi,  o prefeito de Cambira, Emerson Toledo, os caminhões estão sendo enviados para colaborar com as ações nas cidades afetadas pelas enchentes. “O momento agora é de unir forças para ajudar o Rio Grande do Sul. Agradeço a todas as cidades que puderam atender esse chamado e têm condições de encaminhar esses veículos; sabemos que nem todas as prefeituras têm essa condição”, disse Toledo, acrescentando que a saída do comboio foi acompanhada por lideranças como o prefeito de Marumbi, Adhemar Rejani, e o vice-prefeito de Jardim Alegre, Moises Lnortovz. Dois caminhões da Amucentro também integraram o comboio. 

Compromisso da bancada

A bancada de deputados federais e senadores do Paraná esteve reunida nesta terça-feira, em Brasília, com a diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), durante a XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Encontro foi organizado pelo presidente da AMP, prefeito Edimar Santos (PRD), e pelo coordenador da bancada, deputado Toninho Wandscheer (PP). Parlamentares assumiram o compromisso de defender as pautas municipalistas no Congresso e junto ao governo federal. “Estamos junto com a pauta municipalista, mas é fundamental que vocês nos informem sobre todas as demandas”, explicou Wandscheer. Marcha será encerrada nesta quinta.

Lei premiada

O secretário de Governo de Arapongas, Rafael Cita, comemorou a posição de destaque do município no ranking “Cidades Amigas do 5G”, divulgado pela Conexis Brasil Digital. Ocorre que Cita foi responsável pela redação final da lei municipal que possibilitou a instalação e que garante a expansão dessa tecnologia em Arapongas. Foi esse projeto que garantiu o reconhecimento de Arapongas como cidade amiga do 5G. Antes de ocupar a secretaria, vale lembrar, ele foi procurador do município, posição que lhe colocou a par de muitos projetos do Executivo. “Lei também ganha prêmio”, comentou. 

Homenagem em Jandaia

A Câmara de Jandaia do Sul entregou na sessão desta segunda-feira Moção de Aplausos ao Cabo Anderson Silva, do Corpo de Bombeiros, “por sua notável dedicação e coragem nos trabalhos de resgate de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul”. A homenagem é de autoria de todos os vereadores. A moção destaca sua ação exemplar e comprometimento com o bem-estar da comunidade. “Sua conduta profissional e humanitária reflete não apenas a excelência no desempenho de suas funções, mas também um espírito altruísta e solidário que merece ser reconhecido e enaltecido por esta Casa Legislativa”, diz a moção.

Inclusão nas eleições

Dentro da campanha do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para incentivar a população a participar do processo eleitoral, o órgão está  convidando as pessoas com deficiência a atuar das Eleições 2024 como mesárias. Trata-se de uma iniciativa alinhada aos pilares da Gestão 2024/2025 do TRE-PR que contribui para uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Desde abril, as pessoas com deficiência que desejam se cadastrar como mesárias voluntárias podem indicar sua deficiência ao preencher o cadastro. Vale lembrar que o trabalho voluntário dos mesários recebe benefícios legais, incluindo meia entrada em eventos culturais e esportivos.