A Amuvi - Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) vai promover em outubro duas edições da exposição Riquezas do Vale. O evento, que serve como vitrine de produtos locais, será realizado na 6ª edição do Festival Nós da Cultura, promovido pela Prefeitura de Jandaia do Sul, e depois segue para a Expocam de Cambira. O fortalecimento da iniciativa, cujo formato vem despertando interesse de outras associações de municípios, está nos planos do presidente da Amuvi, prefeito de Godoy Moreira, Primis Oliveira (PSD). A associação, inclusive, já formalizou pedido de recursos à Secretaria de Estado do Turismo, para tornar a realização da feira mais frequente. “A feira mostra o quanto o Vale do Ivaí é forte em cultura, turismo e desenvolvimento. Esse trabalho de muitas mãos gera oportunidades, movimenta a economia e valoriza nossa gente”, comenta Primis.
Lenharo se despede
O vereador Adan Lenharo (DC) fez ontem uma despedida da Câmara de Apucarana. Com confirmação da anulação dos votos de seu partido pelo TRE - Tribunal Regional Eleitoral - e consequente cassação de seu mandato, Lenharo agradeceu os mais de 1,9 mil votos recebidos. “Temos que acatar, é uma decisão judicial e, em vez de lamentar, vou agradecer esses nove meses e a oportunidade que eu tive de representar não só os meus eleitores, mas toda cidade”, afirmou Lenharo, que também desejou sorte e sucesso aos novos vereadores que vão assumir os cargos. A expectativa, segundo ele, é que a publicação do acórdão ocorra nos próximos dias e, a partir disso, a Justiça Eleitoral marque a retotalização.
Falta d’ água
As queimadas e a falta d’ água do final de semana praticamente dominaram as discussões do grande expediente da sessão da Câmara de Apucarana ontem. Não à toa. Com registro de desabastecimento em vários pontos da cidade, todos os vereadores foram muito procurados pela população. No Núcleo João Paulo, segundo relata a vereadora Eliana Rocha (Solidariedade), além da falta d’ água, houve desligamento programado de energia. “Imagine o quanto eu ‘apanhei’ como vereadora daquele bairro”, comentou. O presidente da Casa, Danylo Acioli (MDB), também questionou a necessidade de uma maior discussão a respeito do assunto. “Até para que a população se conscientize de quão é séria situação”, diz.
Problemas com cartão
A Secretaria de Assistência Social de Apucarana suspendeu ontem a emissão de novos cartões alimentação. A medida, em caráter temporário, concede prazo para que a Face Card, empresa responsável pela administração do sistema, regularize repasses aos comerciantes credenciados. Colocado em funcionamento em abril, o cartão substituiu a cesta básica tradicional para dar mais flexibilidade para as famílias beneficiadas e deixar o dinheiro circulando no comércio local. O atraso da empresa junto aos comerciantes não é exclusivo de Apucarana. Pelo contrário. A Face Card atua em vários municípios do Brasil, com registros de problemas. Recentemente, a Prefeitura de Ivaiporã também notificou a empresa pelo mesmo motivo.
Chiorato cobra Moro
O deputado Arilson Chiorato (PT) não deixou passar. O líder da oposição na Assembleia Legislativa usou a Tribuna da Casa ontem para comentar as revelações que surgiram na CPI do INSS de que o atual senador Sérgio Moro (União), quando ministro da Justiça, em 2019, havia recebido denúncias sobre descontos indevidos nas aposentadorias dos beneficiários. O caso também foi denunciado ao então ministro da Economia, Paulo Guedes. “Sergio Moro sabia das fraudes do INSS na gestão Bolsonaro e não fez nada. Deixaram a fraude seguir, os aposentados continuaram sendo enganados e o desgoverno Bolsonaro permaneceu em silêncio”, comentou.