Após cirurgia, Beto Preto retoma agenda
Depois de um período de repouso durante o Carnaval por causa de uma cirurgia nasal feita no último sábado, o deputado federal Beto Preto (PSD) retomou sua agenda política. Na quinta-feira ele esteve em Curitiba, onde tratou de alguns assuntos no governo do Estado. Ele foi recebido pelo secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega (foto), com quem conversou sobre alguns assuntos de interesse do Estado e também sobre a conjuntura política nacional. “O Ortega adquiriu um método próprio e produtivo de conciliar as situações de governo”, afirma. Nesta sexta-feira Beto Preto retornou a Apucarana e à noite foi prestigiar a formatura de 24 médicos residentes do Honpar, em Arapongas. Neste sábado ele acompanha os secretários João Ortega e Norberto Ortigara e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, na Festa da Colheita de Soja, em Centenário do Sul. E neste domingo viaja a Brasília.
Câmara e sociedade
A nova Mesa Diretora da Câmara de Apucarana, tendo na presidência o vereador Luciano Molina (PL), colocou como uma das suas prioridades estabelecer uma aproximação maior entre o Legislativo e a sociedade. A intenção é ampliar os debates sobre os problemas da comunidade e encontrar caminhos para sua solução, além de promover a inclusão social no Legislativo. Entre as propostas já encaminhadas neste sentido, destaca-se a contratação de intérprete de Libras visando trazer as pessoas com deficiência auditiva para as sessões. O projeto de “Rua Gastronômica” dos vereadores Rodrigo Recife (União Brasil) e Tiago Lima (MDB) também é destaque.
Metas fiscais
A Prefeitura de Arapongas realiza nesta terça-feira, 28, uma audiência pública para a demonstração e avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 3º quadrimestre de 2022 do Poder Executivo e do Instituto de Previdência, Pensões e Aposentadorias dos servidores de Arapongas (IPPASA), apresentação do Relatório de Gestão dos direitos da criança e do adolescente relativo ao 6º bimestre de 2022, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), e demonstração das Políticas Públicas do Plano Municipal de Saúde, relativo ao 6º bimestre de 2022, através da Secretaria de Saúde. Audiência será às 9 horas, na Câmara.
Deixando o cargo
O diretor da Autarquia Municipal de Educação de Cambira, Felipe Zani, anunciou nesta sexta-feira sua saída do cargo, em comunicado feito ao prefeito Emerson Toledo Pires (MDB). Ele informou que está indo trabalhar num setor da iniciativa privada que sempre sonhou e para o qual já vinha se preparando há muito tempo. No entanto, ele deve permanecer à frente da autarquia até o prefeito nomear uma outra pessoa. Na Prefeitura de Cambira, Zani também já ocupou o cargo de secretário de Esportes. O prefeito Toledo lamentou a saída de Felipe Zani, porém frisou que é preciso respeitar a sua vontade. Toledo elogiou o trabalho desenvolvido por Zani.
Auxílio aos bombeiros
O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) fez nesta sexta-feira a entrega de dois kits de equipamentos de proteção individual ao 11º Grupamento de Corpo de Bombeiros de Apucarana. Os kits são empregados em casos de desastres envolvendo inundações ou alagamentos e incêndios em vegetação, entre outras situações. O material, avaliado em R$ 90 mil, foi adquirido através de emenda parlamentar. Arilson foi recebido pelo comandante tenente-coronel Zatelli; sub-comandante major Meira; o chefe da Defesa Civil do 11º Grupamento, major Rossato; e o diretor administrativo da Defesa Civil do Paraná, 2º tenente-coronel Gerson Cândido.