COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Apucaranense preside TRT do Mato Grosso

Da Redação

| Edição de 20 de julho de 2023 | Atualizado em 20 de julho de 2023
Imagem descritiva da notícia Apucaranense preside TRT do Mato Grosso

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucaranense preside TRT do Mato Grosso

Esteve em Apucarana nesta quinta-feira, na inauguração da nova sede do Fórum Trabalhista, o desembargador Paulo Roberto Ramos Barrionueva (foto), presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Estado do Mato Grosso, com sede em Cuiabá. O desembargador veio a convite do diretor do Fórum, Maurício Mazur, e da presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, desembargadora Ana Carolina Zaina. O convite foi feito porque Paulo Roberto Barrionueva é um apucaranense nato. Ele nasceu em 12 de novembro de 1956 na Água da Raposa, tendo passado toda sua infância em Apucarana onde estudou na escolinha da zona rural e no Colégio Estadual Nilo Cairo. Durante muito tempo foi funcionário da Copel e, depois que se formou em Direito na Universidade Estadual de Londrina, em 1985, foi trabalhar em Rondônia. Na sequência passou em concurso público para juiz em Mato Grosso até chegar à presidência do TRT.

Expediente na Copa 

Apucarana terá expediente diferenciado nas repartições públicas municipais, incluindo a prefeitura, autarquias e fundações, nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, na Copa do Mundo que está sendo realizada na Austrália e Nova Zelândia. De acordo com o decreto do prefeito Junior da Femac (PSD), “fica estabelecido que, em caráter excepcional, nos dias úteis em que houver jogo da Seleção Brasileira de Futebol Feminino no período matutino, o horário de expediente nas repartições públicas será das 12h às 18h. O disposto no decreto não se aplica à Autarquia Municipal de Educação e aos serviços essenciais, indispensáveis à manutenção das demandas públicas não passíveis de descontinuidade.”

Projetos habitacionais

Vários prefeitos do Vale estiveram nesta quarta-feira na sede da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), em Curitiba. Eles discutiram projetos habitacionais disponibilizados pelo novo programa Minha Casa, Minha Vida. Participaram desta reunião os prefeitos Carla Emerenciano (União Brasil), de São João do Ivaí, Reinaldo Grola (PSD), de Lunardelli, Aquiles Takeda Filho (PSD), de Marilândia do Sul, Adhemar Rejani (PSD), de Marumbi, e Pedro Taborda Desplanches (MDB), de Rio Branco do Ivaí. Sobre o novo programa, eles receberam explicações de Fernando Lopes Borges, assessor do Ministério das Cidades, e Kerwin Kauhlemann, da Cohapar.

Isolado no partido

O ex-governador e ex-senador Roberto Requião tem reclamado junto a companheiros políticos que encontra-se isolado dentro do Partido dos Trabalhadores (PT), desde quando entrou na sigla em março de 2022, após deixar o MDB. Em função disso, ele já admite a possibilidade de deixar o PT e migrar para outro partido. Em entrevista nesta semana ao jornal o Estado de São Paulo, Requião confirmou ter sido procurado por lideranças da Rede e do Solidariedade. O presidente do Solidariedade, Paulinho da Força, inclusive, pretende vir ao Paraná em agosto para conversar presencialmente com Roberto Requião, visando levá-lo para sua agremiação partidária.

Parlamento Universitário

Os estudantes que fazem parte da 5ª edição do Parlamento Universitário do Estado foram empossados nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa do Paraná. Os 54 parlamentares universitários fizeram o juramento e, a partir de agora, estão aptos para desempenhar a função simulada das atividades das deputadas e deputados estaduais. São 30 deputados e 24 deputadas universitários, que pela manhã passaram por uma ambientação e tiraram as últimas dúvidas antes de assumirem suas funções. Nesta sexta-feira, deverão ser indicados os líderes partidários que terão a missão de designar os integrantes para as Comissões Permanentes.