COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Arapongas dá reajuste a professores

Da Redação

| Edição de 13 de fevereiro de 2026 | Atualizado em 13 de fevereiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), anunciou um reajuste salarial de 5% para os professores. A informação foi repassada a representantes da categoria nesta sexta-feira (13). “Além disso, a reunião de hoje (sexta-feira) serviu para tratarmos sobre uma adequação na tabela de carreira, com a possibilidade de novas progressões”, afirmou o prefeito. Cita frisou que os 5% concedidos agora refletem, na realidade, um aumento acumulado, uma vez que são aplicados sobre os 5% já concedidos anteriormente para toda a categoria dos servidores. Durante a reunião, o prefeito também explicou que, no caso dos professores inativos, só poderão ser contemplados os que tiveram admissão antes de 2003. Uma lei federal impede a extensão do aumento para os que foram admitidos posteriormente a essa data.

Sessão na quinta-feira

O Carnaval provocou mudanças na agenda da Câmara de Apucarana. A sessão ordinária, tradicionalmente realizada na segunda-feira, foi transferida para quinta-feira (19), às 19 horas. A pauta de votação na volta dos trabalhos, após a folga, está recheada: são oito projetos de lei, 11 requerimentos e seis moções para votação dos vereadores. Entre as matérias em discussão, está um projeto de lei que promete gerar polêmica.Trata-se da proposta do vereador Guilherme Livoti (União Brasil), que cria o programa “De Volta para o Meu Lar”. A iniciativa oferece apoio a pessoas em situação de rua que queiram retornar às suas cidades de origem.

Divergência na educação

A ex-secretária de Educação, Marli Fernandes, rebateu nas redes sociais uma publicação da Prefeitura de Apucarana, que apontou avanço na avaliação de fluência leitora do 2º ano do Ensino Fundamental. Segundo a atual administração, o índice da rede municipal passou de 6,4 em 2024 para 7,1 em 2025. Os dados apresentados são do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Marli, no entanto, apresentou outros percentuais. Segundo ela, o índice de fluência em leitura e escrita foi de 82,1% em 2024, segundo avaliação da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Ponto facultativo

A maioria das prefeituras da região decretou ponto facultativo no Carnaval. Oficialmente, a data não é feriado, mas a folga nesta época virou tradição. Em Apucarana, as repartições municipais estarão fechadas nesta segunda (16) e terça-feira (17), com o atendimento sendo retomado na Quarta-Feira de Cinzas (18), às 12 horas. Em Arapongas, a situação é a mesma; a única diferença é que o expediente começa na quarta-feira às 13 horas. Por outro lado, o comércio de Apucarana está autorizado a funcionar, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana). No entanto, muitos lojistas acabam optando por fechar as portas. Já em Arapongas, o comércio fecha na segunda e na terça-feira, voltando somente na quarta, às 8 horas.

Polêmica à vista

Um projeto de lei do deputado Ricardo Arruda (PL), apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), promete gerar muita polêmica. A proposta do parlamentar prevê o fim das cotas raciais em universidades estaduais e federais públicas do Estado. O texto impacta diretamente estudantes negros e indígenas, mantendo o benefício para pessoas com deficiência (PCD). As cotas, segundo o deputado, seriam destinadas apenas a estudantes oriundos de instituições estaduais públicas de Ensino Médio. Em Santa Catarina, um projeto semelhante foi aprovado, mas acabou derrubado pelo Poder Judiciário.