O Partido dos Trabalhadores (PT), de Maringá, cogita ter o deputado estadual Arilson Chiorato como candidato a prefeito nas eleições de 2024. Segundo revela o Blog do Tupan, com a renúncia do deputado federal Ênio Verri para assumir a Itaipu, o PT maringaense ficou sem um candidato viável para disputar a Prefeitura. O PT quer ter um candidato competitivo nesta que é a terceira maior cidade do Paraná e vê no presidente estadual da sigla, Arilson Chiorato, como a melhor opção, mesmo que ele não tenha domicílio eleitoral em Maringá, mas em Apucarana. Se ceder às pressões dos petistas, Chiorato tem até o final de setembro para trocar Apucarana por Maringá. Caso não vença a eleição de prefeito, Chiorato sairia forte para disputar a Câmara Federal em 2026.
Tesoureiro da AMP
O prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (MDB), foi eleito tesoureiro da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), na chapa encabeçada pelo prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar dos Santos (PTB), tendo o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), como primeiro vice-presidente. O pleito foi realizado nesta segunda-feira, na sede da AMP, em Curitiba. Toledo se diz animado e esperançoso em representar o Vale do Ivaí num dos mais importantes cargos da AMP. “Acredito que essa gestão de dois anos será de grande valia para a AMP e principalmente para todos os 399 municípios do Paraná”, avalia Toledo, que considera Edimar um grande municipalista.
Bueno na região
O presidente estadual do Cidadania, ex-deputado federal Rubens Bueno, como faz desde 1983, está percorrendo o Vale do Ivaí para prestar contas de seu mandato aos prefeitos, vices, vereadores e demais lideranças políticas e comunitárias de sua base política. No último final de semana, por exemplo, ele esteve em Jardim Alegre, onde se reuniu com o prefeito José Roberto Furlan, vice Moisés da Farmácia e o presidente da Câmara, José Carlos Barbosa, e os vereadores Norberto Rohling, Sônia Campos e Rubens Vanderlei de Castro, todos do Cidadania, além de secretários municipais. O ex-deputado agradeceu a recepção e as palavras de reconhecimento do trabalho realizado ao longo dos últimos anos.
Reforma tributária
Entidades que representam prefeitos brasileiros defenderam nesta terça-feira, em Brasília, a aprovação de uma reforma tributária pelo Congresso Nacional, mas sem que haja a extinção do Imposto Sobre Serviço (ISS), que é arrecadado diretamente para os cofres municipais. “Não tem quem seja contra a reforma tributária. Precisamos dela para que simplifique o sistema tributário, que é complexo. O ISS é o imposto mais simples que existe. O problema da reforma tributária está no ICMS, na guerra fiscal e uma série de outras questões. O imposto mais simples é o ISS”, afirmou o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Edvaldo Nogueira (PDT), de Aracaju, na Câmara Federal.
Fundo partidário
Dos 28 partidos e federações que lançaram candidatos em 2022, 14 terão direito a receber dinheiro do fundo partidário em 2023. A última legenda que garantiu uma fatia dos recursos foi o Solidariedade, que incorporou o PROS. Assim, a sigla também conquistou acesso gratuito a rádio e televisão para a exibição da propaganda partidária. Com isso, estão aptas a receber o dinheiro do fundo as federações FE Brasil (PT/PCdoB/PV), PSDB/Cidadania e PSOL/Rede; e os partidos Avante, MDB, PDT, PL, Podemos, Progressistas, PSB, PSD, Republicanos, União Brasil e Solidariedade.