COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Assembleia à espera de deputados

Da Redação

| Edição de 27 de janeiro de 2023 | Atualizado em 27 de janeiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Assembleia à espera de deputados

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A posse dos 54 deputados estaduais eleitos nas últimas eleições gerais de outubro acontece na próxima quarta-feira (1º), durante uma cerimônia que inicia às 14 horas. A solenidade será realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, marcando o início da 20ª Legislatura da história paranaense (01/02/2023 a 31/01/2027). Dos 54 parlamentares da atual legislatura, 30 foram reeleitos, três conquistaram vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Com isso, a Assembleia Legislativa do Paraná terá uma renovação de 44,5% para nova legislatura. Os novos deputados serão 24, mas nem todos estarão na Assembleia Legislativa pela primeira vez. O atual presidente da Casa, Ademar Traiano (foto), do PSD, deverá ser reeleito e reconduzido ao cargo para mais uma gestão. 

Segurança em Arapongas As Forças de Segurança de Arapongas vão apresentar à comunidade nesta terça-feira (dia 31) o Plano Municipal de Segurança Pública 2023. Será às 9 horas, no Cine Mauá. O projeto estabelece diretrizes de segurança e planejamento estratégico através da ampliação dos serviços integrados da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Comunitário de Segurança. Durante o evento, também serão apresentados os novos delegados da 22ª Subdivisão Policial de Arapongas. O prefeito Sérgio Onofre (PSC) considera esse encontro de fundamental importância para discussão da segurança pública do município.Festa em Rio BomO prefeito de Rio Bom, Moises José de Andrade (PSD), já está viabilizando parcerias para as festividades de comemoração do aniversário da cidade, que completa 59 anos de emancipação política e administrativa no dia 28 de abril. O prefeito quer repetir o sucesso do ano passado, quando o retorno da festa – que ficou dois anos sem ser realizada por conta da pandemia – levou um grande número de autoridades e de visitantes para o município. O churrasco no espeto de bambu, prato típico da cidade, e a corrida pedestre já foram confirmados como atrações do evento. A festa de aniversário de Rio Bom é uma das mais tradicionais do Vale do Ivaí, reunindo grande número de visitantes.Nome social do eleitorNeste domingo (29), comemora-se o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais. Trata-se de um marco estabelecido em 2004, quando a comunidade trans e travesti foi a Brasília, no Congresso Nacional, lançar a campanha “Travesti e Respeito”. Essa data enaltece e reafirma a luta de travestis e transexuais por direitos e reconhecimento. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) observa que um dos direitos garantidos é a possibilidade de a pessoa colocar seu nome social no título de eleitor. O nome social se refere ao modo que a pessoa se identifica e quer ser reconhecida dentro da sociedade, levando em conta seu gênero. A inclusão pode ser solicitada através do Atendimento ao Eleitor. Até depois do CarnavalO ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está nos Estados Unidos desde antes do fim do seu mandato, pediu para ficar mais tempo na casa do ex-lutador José Aldo, em Orlando. Ele deseja ficar no local até depois do Carnaval. Bolsonaro está hospedado no local há mais de um mês e, conforme informações, o aluguel da casa é avaliado em R$ 2.600 a diária. A residência, porém, foi cedida pelo ex-lutador. O imóvel tem oito quartos e fica nas proximidades da Disney. Conforme apuração da imprensa, Bolsonaro estaria temendo decisões judiciais e, para ficar mais tempo morando nos Estados Unidos, estaria pensando em dar palestras para empresários para se financiar no País.

VAPT-VUPT

DEMANDAS O prefeito em exercício de Jardim Alegre, Moisés da Farmácia (Cidadania), visitou nesta semana, em Curitiba, várias secretarias e órgãos do governo do Estado. Ele pediu, por exemplo, auxílio para instalação da Casa do EmpreendedorRECURSOS O presidente da Câmara de São João do Ivaí, vereador Maicon Rossi (PP), esteve na Assembleia Legislativa nesta semana. Ele pediu ao deputado Tiago Amaral (PSD) apoio a diversos projetos em trâmite no governo estadual.PEDIDOS De São João do Ivaí, também estiveram em Curitiba os vereadores Thiago Henrique (MDB) e Daniel Beira (MDB). Eles pediram ao deputado Alexandre Curi (PSD) empenho para aprovação de projetos junto ao Estado.NOS CMEIS O prefeito de Sabáudia, Moisés Ribeiro (PP), visitou nesta semana os três CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) locais. Objetivo foi conhecer suas condições para início do novo ano letivo em 6 de fevereiro.