O prefeito de Faxinal, Hermes Santa Rosa (PSD), conquistou reconhecimento entre os estudantes universitários da cidade. Na semana passada, a Prefeitura começou a liberar os pagamentos do transporte universitário, um benefício regulamentado em lei municipal de autoria do executivo que auxilia acadêmicos que estudam em instituições fora da cidade no custeio de despesas. A proposta substitui o antigo sistema de ceder um ônibus para o transporte, o que tornava as jornadas excessivamente longas, tendo em vista que há estudantes em instituições de diferentes municípios da região. O benefício foi implantado em tempo recorde.”Conseguimos viabilizar esse benefício em oito meses, o que nos alegra bastante”, disse o prefeito em sessão da Câmara realizada na última segunda-feira (11), no Dia do Estudante.
Ditão com a base
O prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (MDB) segue realizando reuniões periódicas com membros do legislativo para afinar projetos. Ontem, sete dos nove parlamentares se reuniram com o prefeito e o vice-prefeito Inei Heckert (MDB) para definir as demandas mais urgentes para o avanço de Jandaia do Sul. Segundo o prefeito, foram discutidos assuntos estratégicos como obras de infraestrutura, ações na área da saúde, melhorias na educação e na segurança pública. Dos encontros com o prefeito, que são realizados desde o primeiro mandato de Ditão, que é conhecido por ser um gestor direto que gosta de tratar das coisas olho no olho, já se resolveram várias demandas da cidade.
Procuradoria em Jandaia
A Câmara Municipal de Jandaia do Sul ganhou a Procuradoria Especial da Mulher. A instalação responde a resolução da mesa diretora, aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta semana. A iniciativa é da presidente da Casa, a vereadora Adriana Jaime (MDB), única mulher eleita nesta legislatura e que vai comandar a procuradoria. Segundo Adriana, o novo órgão será um importante instrumento de promoção e defesa dos direitos das mulheres e sua instalação aproxima mais o legislativo da comunidade. “Além disso, o espaço estará aberto para receber denúncias de discriminação e violência contra a mulher, garantindo os encaminhamentos necessários para soluções rápidas e eficazes”, comenta a presidente.
Pesquisa em Curitiba
O senador Sergio Moro (União) segue como favorito na disputa pelo governo do Paraná entre eleitores de Curitiba. É o que aponta levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas ontem. A pesquisa avaliou três cenários e o Moro lidera em todas com índices entre 39% e 41%. Nos cenários avaliados, o deputado estadual Requião Filho (PDT) alcança a segunda colocação, com índices entre 23,1% e 25,3%. Foram ouvidos 806 eleitores entre os dias 7 e 11 de agosto na capital paranaense. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%. O vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins (Novo) é o terceiro colocado, variando entre 13,8% e 14,8%.
Renato Freitas sob holofotes
A punição ao deputado estadual Renato Freitas (PT), recentemente suspenso por 30 dias em processo interno da Assembleia Legislativa por supostamente favorecer a entrada de manifestantes no plenário em junho do ano passado, saiu da esfera da Casa. Ontem, decisão do Tribunal de Justiça do Paraná, a quem o deputado recorreu, concedeu liminar suspendendo a punição ratificada pela CCJ. A liminar saiu junto com reportagem do The Guardian, prestigioso jornal britânico, a respeito do deputado com o seguinte título: “A ‘capital europeia do Brasil’ tenta expulsar político negro do cargo – novamente”. A saber, Freitas foi alvo de pedido de cassação quando era vereador em Curitiba.