COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Beto destaca concurso da saúde

Da Redação

| Edição de 12 de dezembro de 2025 | Atualizado em 12 de dezembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os concursos públicos estiveram em destaque nesta sexta-feira (12) na pauta do governo Ratinho Junior (PSD). Além de promover o chamamento de mais 222 candidatos aprovados no Concurso Público do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), o Executivo adiantou a publicação do edital do concurso da Secretaria de Estado da Saúde, previsto inicialmente para janeiro de 2026. O certame abrirá 641 vagas para cargos de nível médio e superior. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a equipe de recursos humanos da Secretaria da Administração empenhou-se para viabilizar essa antecipação, facilitando o planejamento dos profissionais que almejam ingressar no serviço público de um Estado referência no país. “É uma grande oportunidade”.

Fomento ao esporte

Além de divulgar a abertura das inscrições da Prova 28 de Janeiro, o prefeito Rodolfo Mota (União) também apresentou à imprensa, nesta sexta-feira (12), os 42 adolescentes beneficiados pelo Bolsa Atleta. A iniciativa, inédita na administração, visa apoiar o esporte de base de Apucarana. Rodolfo lembrou que o programa era um compromisso de campanha qeu foi viabilizado antes do esperado. “Quanta gente foi embora de Apucarana para representar e disputar por outras cidades por falta de apoio local? Não queremos que isso se repita”, afirmou o prefeito, citando o caso do secretário de Serviços Públicos, Wendel Metta, que na juventude foi campeão paranaense de judô competindo por Maringá.

Última sessão

A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza na próxima segunda-feira (15) a última sessão ordinária do ano. Na pauta, divulgada nesta sexta-feira (12), constam 12 matérias para votação, entre projetos de lei e requerimentos. Destaques em primeiro turno incluem o PL do vereador Danylo Acioli (MDB), que institui a política pública de recolhimento de resíduos têxteis, e o projeto de Odarlone Orente (PT), que regulamenta a entrega de produtos e serviços por aplicativos em condomínios residenciais. Antes do recesso parlamentar, os vereadores ainda se reunirão para votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo exercício. Sessões extraordinárias também podem ser necessárias.

Cota de gênero

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) cassou, até o momento, 22 chapas por fraude à cota de gênero nas eleições de 2024. As ocorrências foram distribuídas em 16 municípios: Bom Jesus do Sul, Apucarana, Campo Mourão, Telêmaco Borba, Ivaí, Mauá da Serra, Ribeirão Claro, Castro, Tunas do Paraná, Cambará, Umuarama, Araucária, Campo Bonito, Almirante Tamandaré, Piên e Colombo. Em Apucarana, uma enxurrada de ações de fraude resultou na alteração de três das onze cadeiras do Legislativo. O recado da Justiça Eleitoral é claro: os partidos precisam respeitar a lei, rever suas bases e valorizar a participação feminina, sob o risco de perderem eleições ganhas.

EUA revertem sanções a Moraes

O governo dos Estados Unidos removeu o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e sua esposa, Viviane, da lista de sancionados pela Lei Magnitsky. A decisão foi oficializada em comunicado que, no entanto, não esclarece as razões técnicas ou políticas para a retirada. Moraes havia sido incluído na lista de restrições em julho deste ano. A Lei Magnitsky é um instrumento utilizado pela Casa Branca para impor sanções a cidadãos estrangeiros. Quando a punição foi decretada, há cerca de cinco meses, o governo norte-americano justificou a inclusão citando a atuação do magistrado nos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.