COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Beto Preto anuncia recursos para hospitais

Da Redação

| Edição de 21 de novembro de 2022 | Atualizado em 21 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Beto Preto anuncia recursos para hospitais

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Governo do Paraná pretende aumentar os recursos destinados aos hospitais contratualizados do Estado, desde o atendimento ambulatorial até a realização de cirurgias eletivas, passando pelas consultas especializadas e de alta complexidade. A proposta consta de um projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa nesta segunda-feira. Os custos hospitalares para manutenção dos serviços têm variações maiores do que a inflação oficial e não há correção atualizada dos valores de repasse pelo Ministério da Saúde às unidades. “Sabemos que há um desequilíbrio financeiro para manutenção de serviços hospitalares e, sob a orientação do governador Ratinho Junior, pretendemos aumentar os recursos, principalmente neste período pós-pandemia, dando suporte aos hospitais e garantindo que nenhum serviço precise ser paralisado no Estado”, afirmou o secretário da Saúde, Beto Preto.

Surgindo na política 

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), publicou nas redes sociais ontem que tomou café da manhã com o empresário araponguense Paulo Grassano, que atua no ramo de comércio de veículos à frente de uma revendedora da cidade. Paulo Grassano é de família tradicional na política do município. Ele, inclusive, é primo de Guto Grassano, que disputou as eleições para prefeito em 2020 pelo Podemos. Segundo Sérgio Onofre, o empresário Paulo Grassano desponta como excelente nome como pré-candidato a prefeito no pleito de 2024. É mais um dos “Grassano” que surge na política.

Gallo recebe pastor

O prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo (PSD), recebeu nesta segunda-feira a visita do pastor presidente da Igreja Assembleia de Deus (Umuarama) e presidente da Convenção das Igrejas Assembleias de Deus do Paraná, Perci Fontoura. Ele também é vice-presidente das Assembleias de Deus do Brasil e estava acompanhado do pastor da Assembleia de Deus de Faxinal, Cleber Miranda. Perci Fontoura agradeceu a recepção do prefeito, da Igreja e de toda a comunidade faxinalense. Fontoura ministrou palestra domingo (20) na Igreja Assembleia de Deus, na comemoração dos 93 anos do Campo Eclesiástico de Faxinal e dos 100 anos da Harpa Cristã.

Gleisi cobra ministro

A presidente nacional do PT, deputada federal paranaense Gleisi Hoffmann, foi às redes sociais cobrar explicações do ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes, que em um áudio vazado neste domingo fala sobre um suposto “movimento forte nas casernas”. Na postagem, Gleisi escreveu: “estamos aguardando explicações públicas de Augusto Nardes sobre o áudio do golpismo. É grave que ministro do TCU se envolva nesse tipo de coisa. Qual a intenção dessa fala?”, disse. O deputado federal André Janones (Avante/MG) quer explicações do ministro no plenário da Câmara. 

Moção contra Moraes

A Câmara de Vereadores de Curitiba aprovou na sessão desta segunda-feira Moção de Protesto contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. A proposta foi apresentada pelo vereador Rodrigo Marçal (Novo). Segundo ele, Moraes teria praticado “atos contrários ao Estado de Direito”, no inquérito das fake news, que investiga a disseminação de informações falsas sobre o processo eleitoral, além da investigação sobre os atos antidemocráticos e das milícias digitais. O vereador afirma que esses atos configurariam “desrespeito a uma pluralidade de Direitos e Garantias Individuais”.