COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Beto Preto atende 80 prefeitos do PR

Da Redação

| Edição de 16 de fevereiro de 2023 | Atualizado em 16 de fevereiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Beto Preto atende 80 prefeitos do PR

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Beto Preto atende 80 prefeitos do PR

O deputado federal Beto Preto (PSD) retornou ontem à noite de Brasília, depois de quinze dias de trabalho parlamentar em seu gabinete e no plenário da Câmara Federal. Ele diz que esses primeiros dias como deputado foram bastante positivos, tendo feito contatos com ministros, parlamentares e recebido a visita de 80 prefeitos, além de vereadores e outras lideranças do Paraná. “Posso dizer que esse início de mandato foi fantástico”, disse Beto Preto, que após chegar a Curitiba seguiu de carro a Apucarana. No caminho ele fez uma parada em Castro, onde foi recebido (foto) pelo deputado estadual Moacyr Fadel, pelo prefeito Álvaro Telles, pela secretária de Saúde, Maria Lídia, e pelo vereador Professor Jhonatan, além de outras lideranças. Beto Preto parou para agradecer os mais de 4 mil votos que recebeu em Castro, sendo o mais votado no município. “Tenho como missão continuar girando o Paraná”, disse.

Na ecologia 

O deputado Arilson Chiorato (PT), de Apucarana, assumiu a presidência da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) no biênio 2023-2024. Compete à Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, manifestar-se sobre proposições que interfiram no meio ambiente, que disponham sobre a conservação da natureza, que busquem evitar a depredação dos recursos naturais e que tratem da proteção aos animais. “É um privilégio assumir essa comissão tão importante, em especial, nos dias atuais, que vemos, mais do nunca, a necessidade de tomar decisões pautadas no respeito ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, na proteção animal”, diz.

Homenagem a ex-vereadora

Durante a sessão desta segunda-feira (13), a Câmara de Faxinal fez a entrega do título de Cidadã Honorária do Município à ex-vereadora Maria Elaídes Sandri, 79 anos, antiga militante do MDB. A lei, aprovada em 2022, foi de iniciativa do vereador Suéder Martins (MDB), atual presidente do Legislativo, avalizada também pelos vereadores Adelaide Conceição Oscar Sadzinski (União Brasil), Carlinhos Vila (MDB), Fátima Portela (MDB), Osias Marcelino de Souza (União Brasil) e Paulinho Portela (União Brasil). Maria Elaídes, que se filiou ao MDB em 1981 a convite do ex-prefeito José Carlos Bastiani, foi vereadora por dois mandatos (1989/1992 e 1992/1993). 

Michelle no comando

O Partido Liberal (PL) confirmou o nome da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como a nova presidente do PL Mulher, núcleo da sigla focado em incentivar candidaturas femininas e discutir políticas favoráveis às mulheres. O anúncio, publicado nas redes sociais do partido, afirma que a nomeação de Michelle tem o objetivo de incentivar a continuidade das mulheres como “protagonistas na política”. Uma das funções da ex-primeira-dama será realizar viagens ao redor do País em busca de novas candidaturas. A legenda decidiu que a ex-primeira-dama vai receber o mesmo salário de um deputado federal (R$ 33.763), se o STF desbloquear parte das contas do partido. 

Fraude em cotas de gênero

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu, nesta quinta-feira, que houve fraude na cota de gênero na eleição para as câmaras municipais de Araruama, no Rio de Janeiro, e de Elias Fausto, em São Paulo, em 2020. Pela legislação eleitoral, cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. Nos dois casos julgados ontem, com relatoria do ministro Benedito Gonçalves, o resultado foi unânime e determinou a recontagem de votos, além de reconhecer “a inelegibilidade das candidatas envolvidas em candidaturas fictícias”.