COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Beto Preto faz apelo pela vacina

Da Redação

| Edição de 16 de maio de 2025 | Atualizado em 16 de maio de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, encerrou no Vale do Ivaí, nesta sexta-feira, agenda intensa de inaugurações e liberações de recursos. Pela manhã, o secretário participou da reunião da Amuvi, em Apucarana, onde fez um balanço da vacinação e pediu aos prefeitos que levem o apelo da imunização aos seus municípios. “Não pode pode sobrar vacina na prateleira do freezer. No ano passado, mesmo com todo esforço, 700 mil doses não foram aplicadas”, comentou, acrescentando que neste ano o governo antecipou a liberação da vacina contra gripe para todos os grupos e faixas etárias. Depois da Amuvi, Beto seguiu ainda para Novo Itacolomi, onde participou da abertura da Festa da Banana ao lado do prefeito João Pedro Magon (PSD).

Convênio com Amuvi

A Amuvi - Associação dos Municípios do Vale do Ivaí deve contar em breve com um caminhão de sinalização viária. A cessão do equipamento para as prefeituras da região está sendo negociada entre o presidente da Amuvi -, prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira (MDB) e a Casa Civil. Segundo o subchefe da Casa Civil, Lucio Mauro Tasso, presente nesta sexta-feira na reunião da Amuvi, o equipamento será cedido inicialmente à Prefeitura de Godoy Moreira, que vai organizar a utilização entre os demais municípios. O convênio está sendo formatado e a previsão é que veículo possa ser licitado dentro de 30 dias, adianta o prefeito Primis.

Sessão extraordinária

Com apenas dois projetos em pauta e parlamentares em viagem para o Distrito Federal, que sedia a XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a Câmara de Apucarana optou por realizar sessão extraordinária na próxima segunda-feira (19). Até para facilitar a participação de quem está fora da cidade, a sessão será virtual, no mesmo modelo adotado na última extraordinária, no final de abril, quando a Câmara estava em reforma para instalação do painel eletrônico. Os projetos a serem votados são de autoria do Executivo. Um autoriza transferência de recursos para Casa do Dodô e outro cria abono de capacitação especial para motoristas do funcionalismo municipal.

São João rescinde contrato

A Prefeitura de São João do Ivaí rescindiu contrato com a empresa terceirizada responsável pela intermediação dos contratos de estágio e anunciou a realização de nova licitação. A medida foi tomada após a empresa, que já mantinha contrato com a gestão anterior, deixar de repassar os valores de março. “Infelizmente, a empresa deu um calote nos estagiários. O município fez o repasse corretamente, mas a empresa não honrou com sua obrigação”, explicou o prefeito Fabio Hidek (União). Após obter liminar para fazer o pagamento diretamente aos estagiários, a prefeitura optou por realizar nova licitação. “É uma medida de prudência e responsabilidade”, diz o prefeito. A prefeitura mantem cerca de 60 estagiários.

Recursos para Jardim Alegre

O prefeito de Jardim Alegre, Moisés Santos (PSD), fez uma visita produtiva nesta semana a Curitiba. Além de conquistar 30 moradias no programa Casa Fácil, já anunciadas nesta coluna, o prefeito garantiu R$ 1 milhão junto ao deputado Cobra Repórter (PSD). O recurso vai viabilizar aquisição de imóvel para habitação e também a revitalização do Cemitério Municipal. O prefeito ainda se reuniu com o secretário de Estado do Trabalho, Do Carmo, para marcar capacitações para os moradores e o titular da pasta de Infraestrutura, Sandro Alex. Com o secretário, Moisés discutiu melhorias nas rodovias e o projeto da nova sobre o Rio Ivaí, ligando Jardim Alegre a Grandes Rios.